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Vitrines personalizadas: 4 dicas para implementá-las

Uma relação mais próxima com os clientes é essencial para negócios online ou físicos. No caso dos e-commerce, isso pode ser alcançado pelas vitrines personalizadas, que possibilitam campanhas individualizadas baseadas nas preferências e no histórico de busca dos compradores. Assim, ajudam a aumentar as vendas e o engajamento do público.

Neste artigo, mostramos quais fatores você precisa levar em consideração quando for implementar uma vitrine personalizada no seu e-commerce. Confira!

1. Recomendar com base na navegação por categorias

Podemos dizer que vitrines personalizadas no e-commerce executam o mesmo papel de um vendedor numa loja física. Quando a gente entra numa loja e pede determinado produto, um bom vendedor acaba nos oferecendo produtos complementares.

No ambiente digital, é possível fazer o mesmo com a utilização de algoritmos. Isso significa que, após uma pesquisa por um item, serão oferecidos ao cliente outros produtos que complementem o primeiro.

Por exemplo, se a pessoa está procurando uma calça, serão recomendados cintos, camisetas e calçados que complementem a primeira busca. Adotando essa prática, aumentam as chances de compras com valores mais altos — o que eleva o ticket médio.

2. Propor combinações

Ainda usando os algoritmos, é possível recomendar produtos que combinem com a pesquisa inicial. Para isso, o sistema digital de recomendação leva em conta as buscas já feitas, os cliques para ver mais detalhes de determinadas peças e o que já foi acrescentado ao carrinho de compras.

Com base nisso, ele pode definir as preferências de quem está navegando e fazer sugestões mais acertadas. Dito de outra forma, o sistema fica de olho em tudo o que o potencial comprador está fazendo no e-commerce e usa essas informações para tentar aumentar o valor da venda.

3. Considerar a localização geográfica

Saber de onde a pessoa está acessando seu site pode te ajudar a fazer campanhas que a estimulem a comprar. Por exemplo, com o calendário de aniversários das cidades unido ao localizador, é possível oferecer promoções exclusivas para moradores de municípios que aniversariam. Ou, ainda, dar descontos para fretes em determinadas localidades.

Todas essas informações são processadas pelos sistemas digitais, que, num próximo passo, geram promoções exclusivas. Esse tipo de personalização estimula um sentimento de proximidade com os clientes. A partir disso, fica mais fácil fidelizá-los e engajá-los.

4. Separar por ofertas, itens populares e itens promovidos

Diferentemente das opções acima, que são personalizadas, mostrar ofertas, itens populares e promovidos no e-commerce é oferecer produtos baseados nos gostos dos demais clientes. Essa pode ser uma boa maneira de aumentar as vendas. Afinal, se muitas pessoas estão procurando uma peça, talvez ela esteja com o consumo em alta.

Quando se trata das ofertas, o apelo é igual ao das lojas físicas. Ou seja, comprar determinado item e economizar dinheiro. Já os promovidos são aqueles cujo dono da loja virtual acredita no potencial de venda, mas que ainda não venderam conforme o desejado. Por isso, vale dar destaque a ele na vitrine personalizada.

Com essas ideias para montar vitrines personalizadas, você verá um impacto positivo nas vendas. Só tome cuidado para não colocar itens demais e acabar confundindo ou cansando os visitantes, certo? Fique com opções mais certeiras, que sejam suficientes para aumentar os rendimentos sem deixar o cliente em dúvida sobre qual produto levar.

Se você tem outras dicas ou precisa de mais informações para montar uma vitrine personalizada, deixe seu comentário aqui no post!

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