fbpx

Use o kanban de movimentações para eficiência em tarefas de maneira visual e em lote

Você sabe como utilizar o kanban de movimentações para eficiência em tarefas de maneira visual e em lote? Trata-se de um método inovador de controle do fluxo da produção e que contribui para a otimização da produtividade das organizações.

Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post explicaremos detalhadamente o que é o kanban, destacaremos quais os benefícios dessa prática e informaremos sobre o funcionamento do kanban de movimentações. Acompanhe!

O que é o kanban?

Essa prática faz referência a um sistema de controle, gestão de estoque e fluxo de peças que utiliza de pequenos cartões coloridos, também conhecidos como post-its. O kanban recebe ainda a denominação de gestão visual por causa da utilização das cores. Esse método de trabalho foi implementado pela Toyota e trata-se de uma maneira de fazer o registro de ações e tarefas com uso de símbolos visuais.

É importante ressaltar que o kanban também já é comumente utilizado no Brasil e em empresas de diferentes segmentos de mercado. Dessa forma, podemos dizer que essa metodologia é flexível e adaptável a negócios dos mais variados tipos.

Agora, você deve estar se perguntando: o método se baseia mesmo no uso de post-its? Exatamente! A principal ideia desse método é a simplicidade. Isso ocorre porque o material é de fácil acesso e também já está no cotidiano de várias empresas.

Quais os benefícios dessa prática?

Como você pôde perceber, o kanban é uma forma simples e visual de organizar o fluxo de trabalho e as tarefas. Dessa forma, esse sistema contribui para que tudo torne mais eficiente.

Considerando as características mencionadas, essa metodologia apresenta vários benefícios para os negócios. O primeiro deles é que possibilita uma visão do todo em relação aos processos cotidianos da empresa. Isso possibilita uma melhor compreensão sobre as atividades desenvolvidas no negócio.

Outro aspecto positivo é que o conteúdo é fácil de ser compreendido, o que também facilita o acesso efetivo às informações e ainda contribui para otimizar o fluxo de trabalho na organização.

Essa metodologia ainda auxilia a otimizar a capacidade de foco. Isso porque, com uma visão ampla dos processos, o gestor fica mais preparado para definir quais tarefas serão priorizadas e também a definir metas compatíveis com a realidade do negócio.

Como funciona o kanban de movimentações?

O kanban de movimentações indica a circulação de peças entre as áreas ou mesmo entre uma organização e um fornecedor específico. Essa prática é muito útil, pois otimiza a eficiência em tarefas de maneira visual e em lote. Portanto, é muito utilizada em tarefas executadas em série.

O kanban é uma ferramenta indispensável para as empresas, pois possibilita uma visão global dos processos da organização, otimiza a produtividade, melhora o fluxo de trabalho e ainda contribui para que o time tenha mais foco. Considerando os benefícios mencionados, vale muito a pena implementar essa prática no seu negócio.

Está com alguma dúvida em relação ao funcionamento do kanban de movimentações? Deixe o seu comentário no post. Será um grande prazer auxiliá-lo nos questionamentos sobre o assunto.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.