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Conheça os diferentes tipos de e-commerce e escolha a melhor opção para você

Se você vai empreender online, precisa saber quais são os tipos de e-commerce possíveis para sua atuação. Ter um comércio eletrônico bem estruturado é fundamental para atrair e reter seus clientes com eficiência. Afinal, essa será a principal maneira de se conectar com o seu público e fechar bons negócios.

Neste artigo, separamos as principais formas de estruturar sua empresa na internet. Você vai descobrir as particularidades de cada tipo de e-commerce, além de entender quais critérios usar para escolher o ideal para suas necessidades. Continue a leitura e confira.

Quais são os tipos de e-commerce?

Veja, a seguir, quais são as categorias que podem nortear seu trabalho na internet.

Business to business (B2B)

O termo business to business se refere às empresas que têm como clientes outras empresas. Uma organização precisa comprar diversos tipos de materiais e contratar serviços, que são prestados por pessoas jurídicas.

Ter um e-commerce é um meio eficiente de iniciar um contato com os representantes de instituições e mostrar que sua marca é confiável para solucionar os problemas que eles têm. Uma das atuações B2B mais populares atualmente é a venda de softwares que otimizam as rotinas empresariais.

Business to consumer (B2C)

O modelo B2C é um dos tipos de e-commerce mais adotados, já que nele as empresas vendem para pessoas físicas. Se encaixam nesse padrão as lojas virtuais do ramo de varejo e as do setor de serviços.

O site de vendas é uma ferramenta essencial, principalmente para as marcas que não têm presença física. Por isso, ele deve ter uma identidade visual atrativa e uma boa navegabilidade, fatores que ajudam a conduzir o consumidor para a conversão.

Consumer to consumer (C2C)

Também é possível que consumidores façam transações diretamente com outras pessoas físicas. Nesse caso, é comum que haja o uso de uma plataforma online que medeie a comunicação e o pagamento.

Como exemplos, podemos citar o Mercado Livre e o Enjoei, que funcionam como espaços de compra e venda em que os usuários pagam taxas em troca da segurança oferecida pelo site.

Consumer to business (C2B)

Mais um modelo de e-commerce é o que pessoas físicas oferecem produtos ou serviços para empresas. Apesar de ser menos usado, esse tipo de negócio é viável em algumas situações, principalmente no meio online.

Influenciadores podem oferecer participação em campanhas de marcas, enquanto produtores de conteúdo (como fotógrafos e escritores) podem vender seus serviços, por exemplo.

Business to government (B2G)

Instituições do governo também precisam contratar empresas especializadas em diversos serviços, e é cada vez mais comum que elas busquem fornecedores na web.

Para ter um e-commerce do tipo B2G, é importante se mostrar como um negócio sólido e pronto para se alinhar com as burocracias governamentais, como licitações e ações de transparência.

Como escolher a melhor opção para o seu negócio?

Se você quer definir o melhor modelo de atuação para o seu negócio online, pode considerar alguns fatores como:

  • qual assunto você domina e pode se tornar uma autoridade no mercado digital;
  • quem é seu público-alvo ideal e quais são as preferências dele;
  • quem é sua concorrência e como se diferenciar;
  • qual investimento é necessário para começar a anunciar online;
  • qual tipo de modelo vai conseguir levar suas soluções a clientes em potencial;
  • como tornar seu e-commerce realmente atrativo para esse público.

Gostou de descobrir os tipos de e-commerce que existem? Agora você sabe que é possível ir além dos modelos tradicionais e ganhar um espaço de maior destaque nesse mercado em expansão. Esperamos que nossas dicas ajudem você a traçar sua estratégia.

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