fbpx

Passo a passo: como adotar soluções omnichannel no meu negócio?

A expansão da internet e o avanço da tecnologia mudaram completamente os hábitos do consumidor. Por essa razão, implementar soluções omnichannel é algo imprescindível, o que faz necessária a adaptação do varejo a essa nova realidade. 

Para quem não sabe, o omnichannel nada mais é do que a integração de todos os canais de vendas, marketing e atendimento para melhorar a experiência de clientes e potenciais clientes e, por consequência, aumentar a fidelização e as vendas. 

Porém, para fazer essa transformação, é preciso passar por muitas mudanças, que envolvem vários processos. Para que você entenda melhor, neste artigo vamos apresentar um passo a passo para as empresas que pretendem adotar essa solução. Continue a leitura! 

1. Faça um planejamento preciso

Assim como em qualquer projeto, fazer um bom planejamento de implementação das soluções omnichannel é fundamental para conseguir organizar e executar efetivamente as ações necessárias. Para isso, algumas questões que não podem faltar nesse plano são:

  • estudo do público-alvo a fim de conhecê-lo profundamente para guiar todo o planejamento e as estratégias de acordo com as necessidades e preferências dos consumidores;
  • identificação de falhas e melhorias em todos os setores e de canais de comunicação atuais que serão integrados;
  • determinação do que precisa de investimento e de qual será o orçamento disponível;
  • elaboração do cronograma com atividades de cada responsável e prazos para finalizá-las;
  • definição de quando e como será realizada a avaliação de resultados.

2. Reúna a equipe 

Como explicamos, o omnichannel envolve a integração das equipes de marketing, vendas e atendimento. Portanto, é essencial reunir todos esses setores para propor as mudanças que serão necessárias no processo. 

Além disso, é importante mantê-los sempre atualizados e realizar treinamentos para prepará-los. Nesse sentido, é interessante contar com a tecnologia para alinhar todos os canais e possibilitar o trabalho multidisciplinar. 

Powered by Rock Convert

3. Altere a cultura da empresa

Vale lembrar que muitas mudanças nos processos vão acontecer ao adotar soluções omnichannel.

Por isso, é natural que muitos colaboradores fiquem resistentes no início, sendo fundamental mostrar a todos os benefícios e a importância do projeto, avaliar o quadro organizacional e, por fim, determinar metas e objetivos claros para que seja possível obter os resultados esperados. 

4. Padronize a comunicação

Como o processo envolve vários setores e, geralmente, cada um tem termos característicos da sua área, é essencial padronizar a comunicação. A linguagem deve respeitar as particularidades de cada equipe, mas, principalmente, fazer com que a informação seja coerente com o seu público e mantida em todos os canais de atendimento — redes sociais, loja física, chat online etc. 

5. Invista em tecnologia

A tecnologia é um dos aspectos mais importantes nesse momento, visto que ela permitirá as novas estratégias e estrutura, tanto para as equipes quanto para os consumidores. Algumas possibilidades com bons recursos são: 

  • possibilitar a compra na loja virtual e retirada na loja física; 
  • permitir testar o produto real e finalizar a compra pelo site; 
  • fazer trocas de um canal para o outro sem grandes burocracias; 
  • automatizar processos, com respostas automáticas, gestão inteligente etc;
  • centralizar o atendimento para melhorar a produtividade das equipes. 

Por fim, vale ressaltar a importância de um software especializado no setor de varejo para auxiliar na implementação de soluções omnichannel. Sistemas em nuvem, com automação de marketing, robô inteligente para automatização de diversas tarefas e relatórios gerenciais em tempo real, por exemplo, são algumas de suas possibilidades e vantagens!  

Quer encontrar a melhor solução para o seu negócio? Então, entre em contato conosco. Somos uma empresa reconhecida no mercado com sistemas de gestão eficientes!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.