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Como conseguir parcerias comerciais dentro do varejo?

Como o comércio varejista é bastante disputado, é importante buscar estratégias eficientes para fortalecer o seu posicionamento no mercado. Uma delas é firmar parcerias comerciais, por meio de um acordo que consiste na troca de serviços entre duas empresas (normalmente do mesmo setor, embora não seja um quesito obrigatório), para juntar esforços e obter vantagens que proporcionem o crescimento de ambos os negócios.

Trata-se de uma prática que pode trazer grande sucesso para as partes envolvidas, tendo como principais benefícios o aumento do poder de compra em fornecedores em comum, a movimentação da economia, a complementação de serviços, a indicação das bases de clientes e o aumento do faturamento.

Devido aos resultados que essa prática oferece, elaboramos este conteúdo com dicas de como encontrar seus parceiros ideais. Acompanhe!

Defina metas

Quando se opta por firmar parcerias comerciais, as metas devem estar muito claras para ambas as partes. É importante ressaltar que nem sempre os resultados serão alcançados imediatamente. Por isso, é preciso mensurá-los para entender se é ou não questão de tempo para o acordo atender às expectativas.

Analise bem o mercado

É indicado fazer uma boa pesquisa de mercado antes de selar a parceria, pensando nos principais tipos de demandas dos consumidores e que sua empresa não consegue atender. A partir daí, o próximo passo é procurar negócios capacitados para complementar as soluções que você oferece, garantindo uma experiência de compra mais satisfatória aos clientes.

Entenda seu público-alvo

Um erro muito comum durante o estabelecimento das parcerias comerciais é as empresas pensarem somente nos resultados e em como essa medida vai solucionar os problemas que elas vivenciam. Assim, esquecem-se de pensar em como essa prática pode atender às necessidades dos clientes.

Quando se busca uma parceria, o que deve se esperar é que ela traga mais valor agregado ao público, com base no entendimento das principais dores desses consumidores. Esse processo deve ser encarado como qualquer outra ação de marketing, com foco nos clientes, sendo elaborada conforme o que eles desejam.

Então, procure parceiros que realmente façam a diferença e que tenham o poder de entregar um diferencial para as pessoas que estão dispostas a comprar os produtos da sua loja. O público precisa compreender que você fez uma nova parceria justamente para ofertar soluções ainda melhores.

Veja se há vantagens para ambos os lados

Uma parceira comercial de sucesso no varejo é aquela que gera ganhos para ambos os lados envolvidos. Por esse motivo, antes de fechar um acordo, é necessário ficar claro se existe um equilíbrio entre investimentos, esforços e benefícios para todo mundo. Caso isso não ocorra, talvez essa não seja a melhor hora para ter novos parceiros.

Conheça seus concorrentes

Observar os concorrentes pode desenvolver muitas ideias para o seu negócio e dar uma visão mais ampla sobre o segmento em que você atua. No momento de formalizar parcerias comerciais, é normal sentir insegurança, principalmente sobre como seus clientes vão responder à estratégia. Também é difícil entender em quem realmente pode confiar e se os possíveis parceiros estão dispostos a cumprir o definido no acordo.

Então, outra dica é ficar de olho nas parcerias feitas pela concorrência, para ter uma noção do que está sendo bem recebido pelos consumidores e conhecer as marcas que já têm credibilidade no mercado. É claro que você vai precisar realizar muitos testes com a sua própria marca para entender o que agrada ao público. Mas nada impede que você aprenda com os acertos e os erros das pessoas ao seu redor e busque fazer melhor.

Esse tipo de benchmarking também é útil para você descobrir quais são as marcas que estão abertas a parcerias e, quem sabe, encontrar a empresa ideal para a ação prevista no seu planejamento estratégico.

Participe de eventos

O networking é essencial para qualquer empreendedor ou negócio, principalmente para quem está à frente de pequenas empresas e está na luta para se desenvolver e ganhar notoriedade e reconhecimento no mercado.

Uma rede de contatos satisfatória é aquela constituída por pessoas ou organizações que apoiam, inspiram e que oferecem chances de crescimento profissional, assim como baseada em uma relação de troca de experiências e conhecimentos.

Para isso, você pode participar de seminários, palestras, workshops, cursos, treinamentos e demais eventos da área, tanto presencial quanto online, que agreguem valor no que faz e que possibilitam o encontro com profissionais que têm afinidade com o seu negócio, que pensam parecido e que estão motivados no mesmo propósito que o seu.

Tenha uma comunicação clara

Da mesma forma como deve acontecer em todos os processos da sua loja, ter uma comunicação clara e direta é indispensável para o sucesso de parcerias comerciais. Desde o primeiro contato, é necessário colocar na mesa o que uma parte espera da outra e quais os objetivos, as metas e as estratégias a serem implementadas.

Mensure os resultados

Antes de ir atrás de parceiros no varejo, você deve identificar as oportunidades ou demandas do seu negócio que poderão ser supridas com essa estratégia. Isso porque ninguém inicia esse tipo de relação profissional do nada, sem querem atingir uma meta específica. Se você não souber como analisar e medir os resultados, não terá noção do que deu certo, do que não saiu como o esperado e de qual foi o resultado real desse processo.

Sendo assim, meça tudo: se as visitas no site da empresa aumentaram, se ocorreu um maior engajamento nos conteúdos, se os números de seguidores alavancaram, se houve retenção de clientes, como andam as conversões e demais dados que podem ajudar o seu negócio. Quanto mais informações sobre o desempenho você adquirir, mais simples será para entender o que está colhendo com a parceria comercial.

Agora que você entende o que são parcerias comerciais e as principais vantagens adquiridas com elas, lembre-se de que é importante acompanhar os resultados de suas escolhas de forma periódica. Assim, verá quais são os acertos, as falhas, o que deve ser aprimorado e se ainda vale a pena manter aquele parceiro.

Achou este artigo interessante? Então, aproveite sua visita ao nosso blog e conheça também 4 dicas para fazer uma gestão de compras e estoque eficiente!