4 dicas para melhorar a organização de loja!
A organização de loja, tanto física quanto virtual, é fundamental para fazer uma melhor gestão e, claro, interfere diretamente nos resultados de vendas da empresa. Afinal, que cliente não quer entrar em um local ou site agradável e com bom atendimento?
No entanto, nem sempre manter tudo isso é uma tarefa fácil, visto que, muitas vezes, há diversos setores e detalhes envolvidos. Dessa forma, é importante estabelecer metas e objetivos para que todos os processos funcionem com excelência.
A seguir, destacamos algumas dicas importantes para melhorar a organização de loja, confira!
1. Organizar a vitrine
A vitrine funciona como o cartão de visitas de uma loja e é ela que, muitas vezes, vai atrair o seu público.
Por isso, é importante deixá-la bem bonita, mas, ao mesmo tempo, funcional: com diversidade de composições, mostrando a variedade e numerações disponíveis. Além disso, o ideal é encontrar um equilíbrio nas cores para que ela não fique exagerada, nem apagada demais.
2. Focar na decoração
O interior da loja também merece atenção para deixar os clientes confortáveis em um ambiente agradável. Aqui vale as mesmas dicas para a vitrine e caprichar na organização, expondo o máximo de produto possível, mas também levando em consideração os espaços e circulação de pessoas.
A iluminação é outro ponto bem importante, pois, além de ajudar na visualização dos itens, é responsável por deixar o ambiente mais bonito, de acordo com o que você deseja transmitir: sofisticação, modernidade, aconchego etc. Porém, fique atento ao tipo de luz. As de LED são uma boa opção por ter qualidade e gastarem menos energia.
3. Fazer controle de estoque para e-commerce
Quando se trata de estoque para e-commerce, a operação é um pouco diferente para lojas virtuais. Isso porque é necessário separar os produtos para cada pedido, sendo fundamental ter cuidado para enviar a mercadoria correta. Caso ocorra, além de lidar com o descontentamento do consumidor, é preciso fazer a troca que acarreta prejuízos com o frete.
Outro ponto importante, também para o espaço físico, é ficar de olho na quantidade dos itens para fazer compras assertivas, e realizar promoções de queimas de estoque para vender aqueles com grande quantidade que estão “encalhados”.
4. Utilizar softwares e tecnologias de controle
A tecnologia veio também para facilitar e automatizar processos. Com softwares de gestão, é possível organizar todos os setores da empresa — online e físico — de forma integrada.
Ademais, esse tipo de sistema fornece outras vantagens, como emissão de notas fiscais, relatórios com informações importantes acerca do seu negócio e cadastro de clientes, permitindo que você use esses dados para fazer um bom pós-venda.
Com tudo isso, é possível melhorar os processos, estratégias e produtividade da equipe e, consequentemente, aumentar as vendas.
Como você pode ver, a organização da loja não precisa de um investimento muito alto. Basta ter cuidado com pequenos detalhes para render bons frutos para o planejamento, gestão e vendas do negócio.
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