fbpx

4 dicas para melhorar a organização de loja!

A organização de loja, tanto física quanto virtual, é fundamental para fazer uma melhor gestão e, claro, interfere diretamente nos resultados de vendas da empresa. Afinal, que cliente não quer entrar em um local ou site agradável e com bom atendimento?

No entanto, nem sempre manter tudo isso é uma tarefa fácil, visto que, muitas vezes, há diversos setores e detalhes envolvidos. Dessa forma, é importante estabelecer metas e objetivos para que todos os processos funcionem com excelência.

A seguir, destacamos algumas dicas importantes para melhorar a organização de loja, confira! 

1. Organizar a vitrine

A vitrine funciona como o cartão de visitas de uma loja e é ela que, muitas vezes, vai atrair o seu público.

Por isso, é importante deixá-la bem bonita, mas, ao mesmo tempo, funcional: com diversidade de composições, mostrando a variedade e numerações disponíveis. Além disso, o ideal é encontrar um equilíbrio nas cores para que ela não fique exagerada, nem apagada demais.

2. Focar na decoração 

O interior da loja também merece atenção para deixar os clientes confortáveis em um ambiente agradável. Aqui vale as mesmas dicas para a vitrine e caprichar na organização, expondo o máximo de produto possível, mas também levando em consideração os espaços e circulação de pessoas. 

A iluminação é outro ponto bem importante, pois, além de ajudar na visualização dos itens, é responsável por deixar o ambiente mais bonito, de acordo com o que você deseja transmitir: sofisticação, modernidade, aconchego etc. Porém, fique atento ao tipo de luz. As de LED são uma boa opção por ter qualidade e gastarem menos energia. 

Powered by Rock Convert

3. Fazer controle de estoque para e-commerce

Quando se trata de estoque para e-commerce, a operação é um pouco diferente para lojas virtais. Isso porque é necessário separar os produtos para cada pedido, sendo fundamental ter cuidado para enviar a mercadoria correta. Caso ocorra, além de lidar com o descontentamento do consumidor, é preciso fazer a troca que acarreta prejuízos com o frete. 

Outro ponto importante, também para o espaço físico, é ficar de olho na quantidade dos itens para fazer compras assertivas, e realizar promoções de queimas de estoque para vender aqueles com grande quantidade que estão “encalhados”.

4. Utilizar softwares e tecnologias de controle

A tecnologia veio também para facilitar e automatizar processos. Com softwares de gestão, é possível organizar todos os setores da empresa — online e físico — de forma integrada.

Ademais, esse tipo de sistema fornece outras vantagens, como emissão de notas fiscais, relatórios com informações importantes acerca do seu negócio e cadastro de clientes, permitindo que você use esses dados para fazer um bom pós-venda.

Com tudo isso, é possível melhorar os processos, estratégias e produtividade da equipe e, consequentemente, aumentar as vendas. 

Como você pode ver, a organização da loja não precisa de um investimento muito alto. Basta ter cuidado com pequenos detalhes para render bons frutos para o planejamento, gestão e vendas do negócio. 

Gostou do nosso post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas confira essas dicas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.