O que é dropshipping? Conheça os seus benefícios para o e-commerce!
Ao abrir um e-commerce, o empreendedor precisa se preocupar com várias tarefas para que o negócio funcione como esperado, entre elas está uma boa gestão de logística e estoque, para impedir contratempos relacionados às entregas das mercadorias aos clientes. Para evitar problemas e facilitar esse processo, é importante entender o que é dropshipping, por ser uma estratégia que pode se tornar bastante eficiente nesse momento.
Esse conceito pode ser explicado pela junção de dois conceitos: drop (largar) e shipping (remessa), que, juntos, indicam que a entrega e o estoque dos produtos ficam sob a responsabilidade de outra empresa. Ou seja, o negócio opera sem a necessidade de um estoque, considerando que há um parceiro responsável por essa etapa.
Quer entender melhor como funciona o dropshipping, suas vantagens e quando implementá-lo? Então, continue a leitura deste artigo!
Como o dropshipping funciona?
Esse é um formato de negócio em que uma organização opera sem manter um estoque, pois conta com um parceiro para armazenar os produtos e enviá-los ao consumidor. Funciona da seguinte forma:
- o cliente realiza a compra no e-commerce;
- o vendedor encaminha as informações sobre o pedido para o fornecedor parceiro;
- o fornecedor parceiro faz o envio do produto para o cliente em nome do e-commerce.
Quais as vantagens para o e-commerce?
Agora que você já sabe o que é dropshipping, é importante conhecer suas principais vantagens para o e-commerce. Veja a seguir!
Menor investimento para começar a empreender
Esse é um dos principais benefícios da estratégia, já que não é necessário que o negócio invista em um grande volume de estoque para atender à demanda inicial de consumo. Sem esse investimento inicial relacionado ao estoque, fica mais fácil começar um empreendimento financeiramente saudável e de sucesso.
Escalabilidade
Com o dropshipping, a fase de trabalho que exige o processamento das vendas é efetivada pela empresa parceira, possibilitando que o negócio seja escalado com uma aplicação menor de capital e recursos operacionais.
No caso dos e-commerces tradicionais, que têm o próprio estoque, o aumento no número de pedidos gera um esforço adicional, com atividades como gestão dos produtos armazenados, atendimento aos clientes, monitoramento de frete, entre outros, o que não ocorre com o dropshipping.
Flexibilização geográfica
Essa prática pode ser desenvolvida em qualquer local que tenha conexão com a internet. Nesse caso, é primordial conseguir manter uma comunicação eficiente, clara e ágil com clientes e fornecedores, já que todo o processo é online.
Fornecimento amplo de itens
Pelo fato de não ser preciso adquirir de forma prévia os produtos vendidos no e-commerce, é possível disponibilizar um leque maior de itens aos consumidores. Para isso, basta que o fornecedor tenha esses produtos disponíveis no estoque para que sejam colocados à venda no site.
Quando considerar o dropshipping no negócio?
Alguns fatores podem influenciar bastante na escolha pela implementação do dropshipping no e-commerce, por exemplo:
- o empreendedor ainda não tem total capacidade de contar com um estoque adequado para atender à demanda;
- dificuldades para planejar e administrar a logística do negócio, sendo necessário repassar as tarefas de separação e envio dos produtos aos clientes para um parceiro;
- busca por empresas que ofereçam um catálogo de mercadorias que realmente atenda às necessidades do público;
- necessidade de colocar o planejamento em prática dispensando a aplicação de recursos com a contratação de mão de obra e controle de estoque, podendo investir esse capital nas demais etapas estratégicas do negócio.
Agora que você entende o que é dropshipping e suas vantagens para o e-commerce, esse pode ser o momento de avaliar se não é uma medida estratégica que pode contribuir para o impulsionamento do seu negócio.
Achou este artigo interessante? Então, aproveite para ler o passo a passo de como abrir um e-commerce e saiba mais sobre o tema!