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O que é benchmarking e quais os benefícios para a sua empresa?

Se você não sabe o que é benchmarking, aí vai uma definição simples: é um método de aprendizado com a concorrência, de modo que sua empresa consiga identificar as melhores práticas da indústria e depois adaptá-las à realidade da sua dinâmica de trabalho.

O termo vem do inglês e pode ser traduzido como “avaliação comparativa”. Normalmente, é uma avaliação focada em aspectos específicos de aprendizado e adaptação — por exemplo, a forma como a empresa realiza operações logísticas, integra tecnologia ou retém talentos.

Que tal ganhar profundidade no assunto? Nos tópicos seguintes, explicamos a importância do benchmarking e quais benefícios ele pode agregar à empresa. Continue com sua leitura.

Incorporação de práticas de sucesso

Por mais eficientes que sejam a gestão e a operação da sua empresa, é preciso admitir que ela nem sempre conta com as melhores práticas do mercado. A concorrência pode se destacar em certas tarefas, realizando-as com mais rapidez, segurança e/ou precisão.

Aí está o primeiro benefício do benchmarking: ele garante que a empresa aprenda com as melhores práticas da concorrência, as quais podem ser incorporadas ao expediente de trabalho a partir de eventuais ajustes. Assim, é possível otimizar os processos.

Aprendizado adaptativo

Sempre que explicamos o que é benchmarking, precisamos destacar que não se trata de imitar os passos dos seus concorrentes. É um processo mais profundo, que exige esforço de aprendizado e adaptação à realidade do empreendimento.

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Chegamos, portanto, ao segundo benefício: o método faz com que a empresa aprenda algo novo e adapte isso à sua realidade. Inclusive, esse conhecimento é válido para ela tentar superar as práticas da concorrência, podendo conquistar uma liderança de mercado.

Identificação de tendências

O mercado está passando por fortes transformações digitais, fenômeno chamado de indústria 4.0. Isso faz com que novas tendências cheguem com muita velocidade e ganhem destaque, o que pode ser determinante para o sucesso ou fracasso nos negócios.

Novamente, o benchmarking ajuda muito. Como ele consiste em fazer o monitoramento das melhores práticas da concorrência, sobretudo dos mais fortes, torna-se possível diagnosticar iniciativas e tendências, para depois explorá-las na sua empresa.

Melhor compreensão do mercado

A gestão de varejo exige uma forte estratégica competitiva, de modo que sua empresa assuma uma posição no mercado e, nesse aspecto, se diferencie dentro do setor em que atua. A questão é: como formular a estratégia competitiva do negócio?

A resposta surge a partir de uma análise top-down, isto é, do topo para baixo — o que pode ser facilitado pelo benchmarking, pois ele promove a leitura do mercado. Ao monitorar e conhecer profundamente a concorrência, fica mais fácil identificar o que ela não está explorando e aproveitar essas lacunas para obter vantagem competitiva.

Veja, agora você sabe o que é benchmarking e quais são os seus principais benefícios no setor varejista. Para adotar o método, comece identificando as lojas que disputam clientes com a sua, como trabalham e o que você pode aprender com elas.

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