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integração entre a loja física e o e-commerce

Como funciona a integração entre a loja física e o e-commerce?

Apesar da popularidade, o e-commerce é considerado um mercado relativamente jovem no Brasil mas, dos anos 1990 até hoje, vem evoluindo a passos gigantescos. Segundo algumas estimativas, o comércio online já contabiliza mais de US$ 1 trilhão em movimentações anuais no mundo.

Esse grande crescimento vem da boa experiência que os usuários têm vivenciado, porém ainda existe um nicho que prefere ver o produto fisicamente, experimentar, tocar para então estar convencido a realizar a compra.

Se você quer angariar esses clientes a solução é ter dois modelos: uma loja virtual e uma loja física. Sabendo da importância da união desses dois padrões, preparamos este post que explica como funciona a integração entre loja física e e-commerce. Achou o assunto interessante? Fique com a gente e continue a leitura!

O investimento em tecnologia

Se você tem modelos distintos para atender clientes diferentes saiba que controlar os dois de maneira isolada é uma tarefa quase impossível. Por esse motivo é fundamental ter uma ferramenta de controle única.

Atualmente existe um tipo de software no mercado que viabiliza o gerenciamento dos dois moldes integradamente. São plataformas conhecidas como ERP’s (Enterprise Resource Planning), que possibilitam o gerenciamento de todos os departamentos da empresa por meio de um único canal.

A importância do uso da estratégia Omnichannel

O modelo omnichannel faz a integração de todos os canais de atendimento, atuando para gerar melhores experiências ao público. Dessa maneira, um cliente pode estar na loja física, utilizar um aplicativo mobile para verificar o preço e as especificações de um produto, solicitar a compra com um atendente e requerer que o produto seja recebido na sua casa.

Assim, os canais se completam para facilitar e personalizar o método de compra de acordo com a necessidade do cliente. Trabalhar para a maior satisfação do consumidor pode trazer inúmeras melhorias.

É necessário ter alguns cuidados quando trabalhar com disposições online e offline. Um deles é manter campanhas, promoções e variação de preço tanto no comércio físico como no e-commerce. Ações distintas podem ocorrer se peculiaridades permitirem, e devem ser muito bem explicadas ao público para que a confiança na marca não seja quebrada.

Os benefícios da integração “físico-virtual”

Aumento da fidelização

Os consumidores gostam de ser bem atendidos e não querem ter dificuldades para realizar suas compras e receber seus produtos. Ao fazer a integração entre a loja física e a virtual, sua empresa criará opções para facilitar a vida dos seus clientes, melhorando o relacionamento e criando uma fidedignidade por parte do seu público.

Maior alcance

A maioria da população está online e muitos clientes gostam de fazer comparações de preço e de características de produtos pela internet antes de escolher o que vão adquirir e onde.

Ter uma loja virtual é essencial para alcançar melhores resultados, pois sua loja agora não precisa mais ficar aberta apenas durante o horário comercial. Ela na verdade estará aberta 24 horas e ainda pode ser visitada de qualquer local do mundo.

Não podemos esquecer, como dito, que muitas pessoas ainda preferem ver o produto antes de comprá-lo. Portanto, também há uma grande importância de junto a uma loja virtual existir uma loja física, facilitando a aderência desse perfil de consumidor e ajudando em entregas e trocas de mercadorias.

Expansão dos canais de vendas

Expandir o seu negócio físico acrescentando um e-commerce possibilita a fuga do atendimento ao cliente convencional, como e-mail e telefone, para as ferramentas mais atuais, como redes sociais, chats e aplicativos. Isso resulta em um crescimento da imagem da marca, pois ela chega a mais consumidores e a mais localidades de atuação.

A integração entre loja física e e-commerce pode gerar um grande aumento de receita. Manter-se conhecido no mercado e entender o comportamento do seu público-alvo são fatores muito importantes para obter sucesso no seu negócio.

Procure mesclar o melhor dos dois serviços, sempre mostrando para o cliente que as duas modalidades estão integradas. Um serviço personalizado e alinhado à satisfação do consumidor só tende a gerar mais benefícios para a empresa.

Curtiu nosso post sobre integração entre loja física e e-commerce e lembrou-se de algumas situações vantajosas dessa integração? Compartilhe com a gente, deixando seu comentário aqui no post!

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