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Indicadores de desempenho

4 indicadores de desempenho de funcionários para utilizar no seu negócio

Você sabe exatamente como está o desempenho dos seus vendedores? Sem esse acompanhamento, é difícil encontrar os pontos que requerem melhoria. Além disso, não é possível oferecer reconhecimento para aqueles que realizam um bom trabalho, o que pode acabar desanimando esses profissionais. Uma maneira de lidar com essas questões é estabelecer e acompanhar indicadores de desempenho.

Todo gestor precisa saber para onde sua empresa está indo e o acompanhamento de indicadores ajuda muito nisso. Mensurar os resultados dos funcionários e do negócio possibilita trabalhar para corrigir erros antes que seja tarde demais. Por isso, continue a leitura e conheça 4 indicadores de desempenho de funcionários que você deve acompanhar a partir de hoje.

1. Itens por atendimento

Já que você faz um bom trabalho de divulgação para trazer clientes para a loja, é preciso aproveitar bem a oportunidade de agregar mais itens em cada venda. É por isso que um vendedor não pode ser apenas um atendente: ele precisa ter iniciativa e recomendar outros itens além daquele que o cliente desejava a princípio.

Dessa forma, acompanhar a quantidade de itens por atendimento possibilita verificar a qualidade do trabalho do vendedor. Se você concluir que o profissional não está fazendo um bom trabalho, poderá conversar com ele para entender o que está acontecendo e definir estratégias de acordo com cada caso.

2. Ticket médio

O ticket médio é uma relação entre o faturamento e a quantidade de atendimentos. Quando os vendedores sabem que serão acompanhados com base nesse indicador, passam a entender o quanto é importante se concentrarem para fidelizar o cliente que já está dentro da loja.

Isso pode ajudá-los a melhorar a postura com respeito à oferta de produtos e à forma como tratam o cliente. Com isso, passam a fazer mais vendas agregadas à medida que sugerem outros itens para o comprador. Além disso, agem com cordialidade e empatia, o que é ótimo para aumentar o ticket médio e garantir que as pessoas voltem à sua loja.

3. Taxa de conversão

Essa taxa indica o quanto a equipe da linha de frente consegue aproveitar as oportunidades para fazer vendas. Trata-se de uma relação entre a quantidade de pessoas que visitam a loja e aquelas que realmente fazem uma compra.

Talvez você esteja se perguntando: como vou saber quantas pessoas entram na loja? Uma maneira é contar por um tempo quantos visitantes chegaram e usar essa média para estimar a quantidade no decorrer de um dia inteiro.

Também é possível usar aplicativos capazes de identificar, por meio da rede Wi-Fi, quantos celulares diferentes circularam pelo estabelecimento. Além disso, há programas capazes de contar pessoas por meio do circuito fechado de TV.

O acompanhamento da taxa de conversão pode ajudar a analisar o desempenho da equipe de vendas, tornando possível definir formas de capacitá-la para sempre fazer um bom trabalho.

4. Tendência ao atingimento das metas

Se você estabelece metas mensais para cada um dos vendedores, é importante acompanhar a tendência ao atingimento das metas no decorrer do mês. Dessa forma, não será necessário esperar até que o período termine para constatar que determinado vendedor não foi bem.

Assim que você identificar que o desempenho de algum dos colaboradores não está adequado, poderá tomar providências de forma rápida, evitando prejudicar o faturamento do negócio.

É claro que não é possível padronizar um conjunto de indicadores de desempenho que se aplique a todos os empreendimentos. É importante identificar aqueles que fazem sentido no seu caso e que estejam adequados aos objetivos que deseja atingir. Por isso, em vez de focar apenas atividades operacionais, tire tempo para analisar indicadores e criar estratégias para melhorar o desempenho.

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