fbpx

Confira os 5 desafios da gestão multilojas e como vencê-los

Se você passou os últimos anos estruturando a expansão do seu negócio para uma rede de lojas, agora, é hora de pensar nas melhores estratégias de gestão multilojas. É claro que essa modalidade do varejo tem diversos desafios. Será que você já conhece todos?

Neste texto, pontuamos 5 desafios que a gestão de uma rede de estabelecimentos – físicos ou virtuais – pode enfrentar nos próximos anos. Além disso, vamos ajudar você a compreender como ultrapassar esses obstáculos. Continue a leitura e confira!

1. Manter metas individuais em cada loja

Mesmo que uma rede de lojas vá trazer um resultado unificado para você ao final do período, é essencial que cada unidade tenha uma meta individual.

Quando isso não acontece, o orçamento fica desequilibrado, e uma loja pode acabar sendo sobrecarregada para dar conta da falta de vendas de outra. Sendo assim, o gestor precisa criar estratégias e objetivos específicos para que cada equipe consiga o melhor desempenho possível.

2. Administrar o estoque

Mais um desafio da gestão multilojas é administrar o estoque de forma inteligente. Atualmente, a tendência para isso é aderir a um controle global de estoque, que consiste em manter um único registro que dê conta de abastecer toda a rede, incluindo as vendas por e-commerce.

Ao fazer isso, você otimiza seu tempo e evita que um produto não seja vendido em uma loja, mesmo estando no estoque de outra unidade próxima.

3. Manter equipes alinhadas

A gestão de pessoas é mais uma das questões às quais você deve ter atenção nos próximos anos, afinal, são os atendentes que representam a marca frente ao público.

As equipes precisam estar alinhadas, com a mesma visão, para, assim, passar aos consumidores uma identidade unificada da empresa. Para alcançar essa unidade, é interessante apostar em treinamentos de vendas e ferramentas de motivação de funcionários.

4. Criar experiências personalizadas

Fazer a gestão de uma rede de lojas implica adaptabilidade ao público da região de cada loja. Um estabelecimento dentro de um shopping center pode atrair um público diferente do que está no centro comercial da cidade ou nas redes sociais, por exemplo.

Como agradar a todos, então? É necessário que sejam criadas experiências personalizadas, de acordo com as características e preferências de cada público.

5. Integrar as informações

Um dos grandes desafios da gestão multilojas é conseguir centralizar as informações sobre todas as lojas em um só lugar. Hoje, as redes não se compõem apenas de estabelecimentos físicos, mas também de lojas virtuais e vendas em redes sociais.

Torna-se essencial contar com uma plataforma que integre todos os dados referentes aos pagamentos, à equipe, aos envios, ao estoque, às finanças e aos indicadores. Com isso, o gestor terá uma visão ampla do negócio e conseguirá fazer uma administração mais eficiente.

Agora que você conhece os principais desafios da gestão multilojas nos próximos anos, ficou clara a necessidade de contar com uma tecnologia que seja sua aliada nesse processo, não é mesmo? Um sistema ERP é o que você precisa para organizar suas informações em tempo real e vencer esses obstáculos da gestão de um negócio em expansão.

Convidamos você para conhecer as soluções da WM10 e descobrir como é possível descomplicar a sua gestão! Entre em contato e fale conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.