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gestão de uma rede de lojas

Como fazer a gestão de uma rede de lojas de forma eficiente?

Fazer a gestão de uma rede de lojas envolve unificar a comunicação, padronizar o atendimento, contar com um bom software e muito mais. Confira os detalhes!

Se o seu negócio cresceu, isso é ótimo! Porém, à medida que sua empresa se desenvolve, é necessário que você aprimore a sua capacidade de administrar. Afinal, para cuidar bem de uma rede de lojas, é preciso lidar com uma grande quantidade de informações e usá-las para tomar boas decisões, não é mesmo?

Quando o negócio cresce, é comum que o empresário tenha dificuldades para fazer uma gestão centralizada de processos, estoque, pessoas, fluxo de caixa e assim por diante. E uma gestão com falhas pode trazer impactos irreversíveis nos resultados.

De acordo com o estudo State of Commere Experience, da Bloomreach, 53% dos clientes não voltariam a comprar de uma empresa com quem tiveram uma experiência negativa. Então, é essencial conhecer muito bem o seu público para entregar um serviço e atendimento de qualidade, evitando a insatisfação.

Se você está procurando maneiras de lidar com todas essas questões, continue a leitura deste artigo e fique de olho nas nossas dicas para fazer uma boa gestão da sua rede de lojas.

Fazendo a gestão de uma rede de lojas

Gerir uma rede de lojas exige organização e um afinado senso de planejamento. Afinal, são muitos processos que fluem de maneira autônoma, mas que são fundamentais para os resultados da empresa como um todo.

Para elaborar um plano de ação coerente, é importante entender os principais desafios de cada setor e estruturar formas de eliminá-los, promovendo uma atuação integrada e focada em resultados.

Abaixo, listamos algumas formas de contornar os principais dificultadores da gestão de uma rede de lojas, levando em consideração setores como Gestão de Pessoas, Financeiro, Logística, Compras e Estoque.

Faça um controle de estoque global

É necessário manter um bom controle sobre o estoque de cada loja. Assim, você poderá consultar, a qualquer momento, quantas unidades de determinado produto estão disponíveis.

Uma boa alternativa é utilizar um software de gestão eficiente, para que a sua equipe tenha acesso até mesmo a históricos de vendas e atualização automática do estoque. Isso tornará mais simples a realização de pedidos e evitará o excesso ou falta de certos itens, o que traz prejuízo.

Outra consequência de um bom controle de estoque para a gestão de uma rede de lojas é o impacto financeiro com a redução de custos. Com um estoque bem organizado, o processo de compras ocorre sem exageros ou imprevistos, o que permite uma melhor negociação com os fornecedores e a aquisição exclusiva daquilo que é necessário.

Para ficar mais fácil, fizemos um passo a passo das principais etapas para realizar uma gestão de estoque eficiente. Veja:

  • faça um planejamento das compras, levando em conta também a possível demanda — uma papelaria, por exemplo, precisa aumentar a quantidade de materiais em épocas como o início do período escolar;
  • planeje os prazos de entrega para serviços ou produtos feitos sob demanda — para isso, é importante dar prioridade aos fornecedores que atendam mais rápido e considerar uma margem para possíveis atrasos;
  • cadastre seus produtos em um sistema para organizar e obter informações corretas sobre o estoque, facilitando sua contagem e o controle de novas compras;
  • mensure e acompanhe o resultado de vendas para entender quais produtos ou serviços têm mais demanda e, consequentemente, prioridade;
  • faça uma integração dos setores da sua empresa de forma que todos os colaboradores estejam alinhados, evitando gastos desnecessários;
  • utilize ferramentas de gestão para tornar todo o processo mais fácil — um sistema ERP, por exemplo, possibilita o armazenamento e centralização de todos os dados e informações.

Unifique a comunicação

Mesmo que seu negócio tenha várias filiais, o ideal é que haja uma padronização nos processos. Se os colaboradores de cada unidade trabalharem de forma semelhante, isso vai contribuir para que você faça uma boa gestão de rede de lojas.

Sendo assim, é importante ter um canal de comunicação que possibilite o envio de orientações, além de um funcionário encarregado de atuar como multiplicador. Isso facilitará a padronização, colaborando para que você mantenha um bom controle do seu negócio.

Outra medida para criar uma comunicação unificada para a empresa é apostar em um bom plano de marketing. Afinal, comunicar para os clientes é uma maneira importantíssima de fortalecer o posicionamento da marca.

Padronize o atendimento

A padronização tem o objetivo de alinhar os colaboradores de modo que todos os clientes recebam as mesmas informações em qualquer que seja a forma de contato — redes sociais, Central de Atendimento ao Consumidor, lojas físicas, entre outros.

Um dos benefícios de padronizar o atendimento é evitar que um mesmo cliente tenha vários direcionamentos, o que é muito chato. A prática também é capaz de aumentar o ticket médio, pois possibilita que os vendedores tenham bem em mente qual produto ou serviço pode ser agregado em uma venda, para oferecê-lo ao comprador.

Vendas adicionais podem fazer uma grande diferença no final do mês, não é verdade? Por isso, é bom treinar os vendedores, para que todos tenham conhecimento e autonomia sobre os seus produtos e serviços, pratiquem a venda consultiva e trabalhem de acordo com os processos do negócio.

A seguir, separamos outros pontos que merecem a sua atenção na hora de elaborar um plano para padronizar o atendimento:

  • conheça o seu público para entender como abordá-lo corretamente em todos os momentos — desde o primeiro atendimento até uma possível solicitação de garantia;
  • escolha um horário padrão de atendimento para todos os pontos de contato, deixando claros para o consumidor quais são os períodos de funcionamento;
  • faça um checklist de tudo o que não pode faltar em um bom atendimento, como agilidade, uso de termos corretos, sinceridade e transparência em todos os processos etc.

Mantenha um bom controle sobre as finanças

Elaborar um bom fluxo de caixa é importante desde o nascimento de uma empresa. No entanto, quando o negócio cresce, fazer o controle financeiro vira uma tarefa cada vez mais complexa.

Mesmo assim, é necessário cuidar bem da receita e da despesa. Para isso, é fundamental monitorar as finanças de cada loja, com o objetivo de garantir que nenhuma delas traga prejuízo ao negócio.

Utilize um software de gestão integrada e centralizada

Como você está percebendo, a boa gestão de uma rede de lojas requer lidar com um grande número de informações e usá-las de modo coerente. Porém, somente um software de gestão integrada pode reunir e organizar todos esses dados, permitindo que você tome decisões bem fundamentadas.

Fazer da evolução tecnológica uma aliada em seu processo de gestão de rede de lojas pode trazer impactos extremamente positivos em seus resultados. Por isso, logo abaixo, listamos algumas das vantagens de utilizar a integração de sistemas para organizar e controlar processos.

Maior qualidade dos dados obtidos

Um sistema automatizado é programado para armazenar (e, muitas vezes, organizar em relatórios e infográficos) dados valiosos para análise de processos e estratégias. Os melhores sistemas são capazes de fornecer informações em tempo real sobre fatias dos processos realizados na rede de lojas.

Segurança da informação

Os softwares de gestão atuais operam com armazenamento em nuvem. Isso significa que não estão sujeitos a falhas operacionais em máquinas e que são guardados sob um forte sistema de segurança, sendo acessados apenas por quem tem permissão prévia.

Redução de erros

Sabemos que muitos dos processos diários de uma rede de lojas são burocráticos e repetitivos. Planilhas, dados minuciosos, números e estatísticas são alguns dos ingredientes dessa receita diária.

Quando submetida ao controle exclusivo da mão de obra humana, essa gestão de dados e informações está sujeita a pequenas falhas, derivadas de momentos de distração ou cansaço. Com um software, elas não acontecem: programado para gerar tratativas a partir de estímulos padronizados, o sistema age de forma automática em todas as situações, reduzindo o índice de equívocos.

Aumento de produtividade

O resultado da equação formada pelas variáveis acima é este: uma equipe mais produtiva e disponível para focar em questões estratégicas, resultados mais ágeis e acessíveis, setores operando de forma integrada e decisões tomadas com mais assertividade e segurança.

Usando o sistema WM10 na gestão da rede de lojas

Como explicamos, um sistema ERP pode auxiliar na gestão de uma rede de lojas, tornando-se decisivo para alcançar os melhores resultados. Contudo, é preciso contar com uma solução de qualidade, que atenda às necessidades do negócio. O WM10, por exemplo, disponibiliza informações com relatórios gerenciais inteligentes em tempo real.

Para que você entenda melhor o seu funcionamento, vamos apresentar abaixo alguns dos benefícios que ele tem a oferecer:

  • é um ERP para varejo, ou seja, focado no setor, levando em conta cada cliente e suas necessidades;
  • o sistema é em nuvem, o que permite o acesso às informações de qualquer lugar;
  • está hospedado em um dos melhores Data Centers da América Latina, a Equinix;
  • tem uma estrutura completa para gestão de estoque, evitando erros e desperdício de recursos;
  • os relatórios são totalmente personalizados, montados junto com os gestores do negócio para dispor das informações realmente importantes e, consequentemente, permitir tomadas de decisões mais assertivas.

Neste artigo, você viu que é possível centralizar a gestão da sua rede de lojas, conciliando o estoque, as finanças, as pessoas e outros elementos com maior eficiência. É claro que a tecnologia ocupa um papel ímpar nessa questão. Por isso, é fundamental escolher os melhores parceiros para viabilizar a implantação do sistema em sua empresa.

Contar com um parceiro que tenha expertise e conhecimento de causa é um fator crucial para garantir o sucesso da estratégia de automatização em uma rede de lojas. Temos mais de 20 anos de mercado, desenvolvendo soluções para diversos segmentos e negócios, com especialistas no assunto.

Então, você quer adquirir o nosso software para a gestão do seu negócio? Converse com um de nossos consultores agora mesmo e conheça o WM10! Ficaremos felizes em lhe auxiliar nessa importante transformação!

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