fbpx

Gestão de notas fiscais: por que é fundamental fazer com eficiência?

Com a transformação digital, muitas empresas tiveram a oportunidade de atualizar o gerenciamento de tarefas e diminuir certos gaps que geravam retrabalhos e outros malefícios. Uma das grandes vantagens que ela trouxe foi a gestão de notas fiscais.

Por meio delas, você conta com um melhor controle do pagamento dos tributos e um registro eficiente das mercadorias comercializadas. No entanto, é necessário ter muito cuidado e atenção a determinados detalhes na hora da emissão.

Quer saber como melhorar sua administração e evitar problemas com o Fisco? Continue a leitura e veja os benefícios da tecnologia para a gestão de notas fiscais.

Os principais problemas que as lojas têm com o Fisco

Existem muitos problemas causados por uma má gestão de notas fiscais. Um deles está relacionado às perdas da documentação fiscal. Embora essa situação tenha sido amenizada após a iniciativa de tornar as notas eletrônicas, ainda há casos de empresários que precisam de uma ajuda para manterem a organização dessa atividade.

Outro exemplo de problema são as codificações, pelo modelo de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), feitas de maneira incorreta na hora de importar ou exportar produtos. Isso gera más consequências nas entregas e o pagamento de multas.

Há também a falta de regularidade na situação cadastral, a inadequação à legislação, além de outros dados que são fornecidos incorretamente nesses documentos. As questões contábeis da sua empresa sempre devem ser tratadas com a máxima atenção.

A importância de um ERP para gestão de notas fiscais

O Enterprise Resource Planning (ERP) é uma solução que pode se conectar a outras dentro da empresa e é capaz de administrar diversas atividades corporativas, inclusive a gestão de notas fiscais, com eficiência e otimização de resultados. Ele contempla desde assuntos contábeis até ações que fazem parte do setor de marketing.

Veja abaixo alguns motivos para você investir nesse software.

Diminuição de erros e falhas

Como nós apontamos, erros e falhas geram consequências que poderão trazer uma má experiência do cliente com a sua marca e pagamentos de multas que nunca tiveram o valor delas reservado no seu controle de riscos.

Logo, para evitar esse tipo de cenário e promover uma boa gestão de notas fiscais, é recomendado contar com o apoio de um sistema ERP. Como “bônus”, ele ainda vai ajudar a reduzir os gastos do seu negócio.

Organização

Os avanços tecnológicos sempre promoveram muitas mudanças que facilitam rotinas de trabalho e tornam as equipes mais produtivas. Com a ajuda de um software, você terá não só uma gestão efetiva de notas fiscais, mas também a oportunidade de automatizar tarefas e ter total controle das suas estratégias comerciais.

Simples apuração das informações

Com o auxílio do ERP, sua gestão de notas fiscais ficará mais eficiente e a apuração de informações será feita com mais agilidade. Afinal, elas serão arquivadas de maneira estratégica em um ambiente seguro e de fácil acesso aos responsáveis por tal atividade.

Facilidade na procura de determinada nota fiscal

A perda de notas fiscais faz com que a empresa seja obrigada a pagar um valor muito alto (por vezes superior a R$ 1.000,00) por aquelas que foram solicitadas e tidas como perdidas. Sendo assim, é importante manter o controle delas e arquivá-las em um software seguro, para não ter que passar por esse tipo de situação.

Como você pôde observar, é fundamental fazer a gestão de notas fiscais com eficiência para evitar uma série de problemas. Portanto, preste atenção a essas questões e trabalhe com um sistema ERP de qualidade na administração desses documentos.

A Web Managers pode ajudar você nessa atividade por meio do WM10. Entre em contato com um de nossos consultores para saber mais sobre a nossa solução.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.