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Não perca 5 dicas de gestão de entregas para a sua empresa

Os produtos passam por muitas etapas desde a saída do estoque até a chegada ao consumidor final. Para evitar atrasos e a consequente insatisfação dos compradores, é importante adotar estratégias eficientes de gestão de entregas. Isso envolve cumprir os prazos acordados para o recebimento, de forma a garantir uma boa experiência de compra, fidelizar os clientes no comércio e, ainda, fazê-los indicar sua loja para pessoas próximas.

Mas você sabe como otimizar a gestão de entregas na sua empresa? Não? Então, leia este conteúdo e veja as dicas que preparamos para facilitar seu trabalho.

1. Planeje as atividades com antecedência

Uma das principais finalidades de uma operação logística eficiente é a redução de custos operacionais. Para que isso ocorra, é necessário planejar com cuidado todas as atividades envolvidas na entrega da mercadoria ao destino.

É preciso estruturar bem as rotas que o veículo vai percorrer, identificar as estradas com melhores condições (mais seguras e rápidas), entre outros aspectos que vão gerar uma economia relevante com manutenção, tempo ou combustível.

2. Tenha um bom controle de estoque

Vender um produto indisponível no estoque, por exemplo, pode causar o aumento no prazo de entrega, custos extras, além da insatisfação dos clientes. Sendo assim, é essencial apostar em meios de controle que identifiquem o volume de itens disponíveis e a sua rotatividade, com o intuito de evitar excessos ou faltas e projetar reposições.

Então, o ideal é acompanhar com atenção as informações sobre os hábitos de consumo do seu público, o potencial de venda de cada item e demais dados do mercado. Isso serve para antecipar as demandas e se preparar para ter um estoque equilibrado, que não faça a loja gastar demais para manter mercadoria de baixo giro nem correr o risco de não tê-la para oferecer ao cliente, levando-o a buscar na concorrência.

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3. Aprimore o monitoramento dos processos

Ter um monitoramento eficaz dos processos — desde a validação de novas rotas até o pós-venda — possibilita a detecção de gargalos antes que se tornem grandes problemas, comprometendo toda a cadeia logística.

Por meio de uma ferramenta de gestão de entregas, é possível realizar o rastreamento das cargas, prever atrasos e, dessa forma, comunicar ao cliente e renegociar os prazos antes que eles fiquem insatisfeitos, por exemplo.

4. Apresente as informações necessárias aos clientes

É imprescindível manter uma relação transparente com os clientes, a partir da apresentação de informações confiáveis e precisas e, assim, deixá-los satisfeitos. Nesse sentido, a loja deve comunicar a data correta da entrega desde o momento da compra.

Caso ocorra algum imprevisto, o consumidor precisa ser informado para poder optar pelo cancelamento da compra ou esperar um período maior para receber a mercadoria. Essa ação vai gerar maior seriedade e confiabilidade para a imagem da empresa.

5. Automatize os processos

Com a automatização dos processos, fica mais fácil acompanhar e registrar todas as fases da entrega, além de identificar pontos de melhorias nos serviços logísticos. Por meio de um bom sistema de gestão, é possível:

  • implementar medidas que diminuam o tempo de entrega;
  • minimizar o volume do estoque e, consequentemente, os custos;
  • rastrear e monitorar as cargas;
  • encontrar formas de reduzir o frete, tornando o negócio mais competitivo.

Uma gestão de entregas efetiva proporciona uma série de benefícios, como redução dos custos, exatidão dos dados, segurança e demais aspectos que tornam a empresa mais produtiva e competitiva. Lembrando que a tecnologia é uma forte aliada para ter um maior controle das rotinas envolvidas nos processos logísticos e alcançar melhores resultados.

Este artigo foi interessante para você? Então, aprenda mais sobre o assunto conferindo 5 dicas de ouro para otimizar o processo de entrega de e-commerce.

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