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formação de preço de venda

Formação de preço de venda: boas práticas

O objetivo de toda empresa é gerar lucro, não é mesmo? E para que se alcance esta meta, a empresa precisa praticar uma gestão eficiente. Entre os pontos importantes de uma gestão eficiente, temos a formação de preço de venda. Tendo como finalidade econômica a venda de produtos ou prestação de serviços, é fundamental estabelecer corretamente o preço de venda para se atingir o principal objetivo: lucro.

A empresa que busca se solidificar no mercado precisa ter cuidados especiais com a gestão, acompanhar as vendas, custos e despesas constantemente para não comprometer o fluxo de caixa. A falta de cuidados como este é que explicam porque o número de empresas que fecham antes de completarem 5 anos é tão alto.

Entretanto, é comum o empresário simplesmente aplicar um percentual “de costume” sobre o custo, normalmente de origem desconhecida. Por não considerar todos os elementos que compõem o preço de venda, essa prática pode não conseguir pagar todos os gastos e nem gerar o tão esperado lucro.

Dentre as muitas fórmulas matemáticas para se determinar a formação de preço de venda temos o Markup Divisor.

MARKUP DIVISOR

Para a formação de preço de venda utilizando o Markup Divisor, é necessário conhecermos algumas variáveis para, somente depois, ter condição de substituí-las por seus respectivos valores na fórmula abaixo:

PV = ((CP) / (100% – (%I + %C + %CF + %L)))

Onde:

PV: Preço de venda
CP:
 Custo do produto + fretes
I: Impostos sobre venda
C: Comissões sobre a venda
CF: Custo fixo
L: Lucro líquido

Utilizando o DRE Gerencial do Sistema WM10 é possível encontrar todos os percentuais referentes as variáveis apresentadas.

Vamos simular com os exemplos a seguir:

CP: 9,00
I: 9%
C: 10%
CF: 30%
L: 6%

Substituindo os valores temos:

PV = ((9) / (100 – (9 + 10 + 30 + 6))/100)

PV = ((9) / (0,45))

PV = 20,00

Com este método é possível determinar várias formas de formação de preço de venda manipulando o percentual de lucro líquido:

  • Lucro líquido desejável;
  • Comparar seus preços com a concorrência e o quanto podem ser baixados;
  • Elaborar os preços promocionais;

Todo empresário precisa dedicar tempo para analisar o mercado, comportamento dos concorrentes, do consumidor e proporcionar atrativos para que sua loja seja escolhida no momento de decisão das compras.

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