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Fique por dentro das tendências do varejo para 2019

Existe uma série de tendências do varejo para 2019 que prometem aprimorar os processos e resultados de uma empresa. Conhecê-las e implementá-las é uma forma de manter o negócio moderno e acompanhar as mudanças do mercado.

Neste post, listamos algumas delas para que você saiba como elas podem ser aplicadas na prática e quais benefícios podem ser obtidos com essas tendências. Se interessou pelo assunto? Então, continue com a leitura e confira agora mesmo!

Varejo 4.0

O modelo de Varejo 4.0 tem como objetivo aprimorar a proposta de valor da empresa, ajudando a aumentar o diferencial competitivo. Para isso, deve-se investir em tecnologias que ajudam a agilizar e melhorar a coleta de dados do seu público.

Dessa forma, ao conhecer os hábitos e necessidades dos consumidores, fica mais fácil entender quais canais eles utilizam, o que mais compram, o que buscam, entre outras coisas.

A ideia é utilizar a tecnologia para aproximar o relacionamento e permitir uma interação maior com os produtos e serviços oferecidos. Com isso, o meio digital serve para auxiliar o processo de compra e aprimorar a experiência vivida com a empresa.

Assistentes digitais

As assistentes digitais são baseadas em inteligência artificial e aprendem cada vez mais com as interações com os usuários. Os exemplos mais comuns e próximos da rotina de uma pessoa são a Siri e a Cortana, assistentes virtuais da Apple e do Windows.

Elas vêm para mudar o cenário atual no mercado e otimizar a comunicação baseada em voz, criando mais um meio de interação com os consumidores. A ideia é complementar os canais utilizados atualmente para comunicação e comercialização. Dessa forma, o público poderá, por exemplo, esclarecer dúvidas e até mesmo efetuar compras.

Integração de todos os canais de atendimento (omnichannel)

Com clientes cada vez mais exigentes e a demanda por experiências diferenciadas, investir em uma estratégia omnichannel é fundamental. Por meio dela, todos os canais de atendimento e aquisição devem ser integrados, permitindo que a empresa reconheça o cliente e todas as interações que ele realizou, nos mais variados meios.

Porém, não basta oferecer essa integração. É preciso que a experiência vivida ao transitar entre esses canais não seja prejudicada. Com isso, o consumidor pode tirar dúvidas pelas redes sociais, efetuar a compra na loja virtual e escolher a retirada na loja física, por exemplo, sem sentir a diferença na qualidade do atendimento entre eles.

Loja virtual

Essa é uma das maiores tendências do varejo para 2019. Com cada vez mais pessoas conectadas à internet, já é possível imaginar o tamanho do público que você pode conquistar no ambiente online — e o melhor: sem a barreira geográfica que a loja física impõe.

Apostar no e-commerce pode ser sinônimo de ampliar a receita e com os custos consideravelmente menores, caso seja criada uma estratégia mais acertada para o negócio. Indo além, o ideal é que os ambientes digital e físico sejam integrados, principalmente no que diz respeito à gestão do estoque — lembra também que falamos sobre a possibilidade de comprar na loja virtual e retirar na física?

Chatbots

Não é segredo que as redes sociais têm um papel fundamental para a sua empresa, certo? A presença online deixa o seu negócio mais perto do público e ainda pode ser mais um meio de monitorar a opinião desse público e fornecer mais um canal de atendimento.

Nesse sentido, contar com o uso de chatbots como recurso para as mensagens auxilia a melhorar as interações. Por meio deles, você pode fazer atendimentos iniciais e responder dúvidas mais simples, além de comunicar os clientes sobre novidades.

As tendências do varejo para 2019 têm a promessa de transformar a forma como empresas se relacionam com seus clientes. Entretanto, antes de adotá-las, é preciso fazer um planejamento e conhecê-las mais a fundo, analisando se elas realmente são ideais para a sua empresa naquele momento. Assim, evita-se o risco de investir em algo que não vai trazer o retorno esperado.

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