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ERP para vendas: aprenda como ele pode ajudar a aumentar o faturamento

Se a sua empresa está crescendo, isso é uma evidência do seu bom trabalho como empreendedor. Porém, à medida que esse crescimento ocorre, aumenta a quantidade de informações que você precisa administrar. Afinal, é necessário analisar constantemente diversos dados relacionados com vendas, clientes, estoque, envio de pedidos e assim por diante. Se você quer simplificar todos esses processos, saiba que um ERP para vendas é a solução.

Imagine vender um produto em sua loja virtual e de repente perceber que você não tem estoque suficiente para atender o pedido, porque ninguém percebeu que aquele item estava em falta. Por outro lado, pense em como seria bom enviar um pedido ao fornecedor logo depois de fazer uma consulta informatizada no estoque atual, no histórico de vendas e na sazonalidade de certo produto. Esse é apenas um exemplo de como um ERP é poderoso.

Portanto, continue lendo este artigo para entender melhor o que é o ERP e como ele pode beneficiar a sua empresa.

O que é um ERP para vendas?

ERP se refere a Enterprise Resource Planning — em português, significa planejamento de recursos empresariais. Porém, o ERP é mais conhecido aqui no Brasil como sistema de gestão empresarial. Ele é capaz de integrar as áreas de uma empresa, como vendas, marketing, atendimento ao cliente, financeiro, além de vários outros.

As diversas áreas de uma empresa geram uma grande quantidade de informações. Agora imagine ter todos esses dados espalhados em cadernos e diversos papéis que ficam guardados em gavetas, sobre a mesa ou em uma estante. Talvez eles também estejam em computadores, no formato de planilha, texto e imagem, em diferentes pastas. Por fim, algumas informações podem estar em sistemas que administram exclusivamente as vendas ou a emissão de notas fiscais.

Concorda que é difícil tomar decisões quando você não tem um acesso rápido e fácil às informações necessárias? Um ERP resolve esse problema, visto que ele é capaz de reunir dados relacionados com diversas áreas da sua empresa. Ele pode ajudar você a melhorar a gestão do seu negócio, de forma que ele continue crescendo em um ritmo sustentável.

Será que um ERP é útil para pequenas e médias empresas?

Talvez você pense que apenas as grandes empresas têm a necessidade de usar um ERP. Porém, não é bem por aí. Há empresários que fracassaram e talvez digam que o motivo foi a falta de incentivos ou a rejeição do preço de seu produto. Porém, na maioria das vezes, os empresários falham por não fazerem uma boa gestão de seus negócios.

No caso de pequenas e médias empresas, talvez haja uma limitação na quantidade de pessoas disponíveis para realizar certas atividades. Um ERP acelera a consulta a diversas informações, como pedidos que estão em aberto, impostos que devem ser pagos e produtos que estão no estoque. Para o empreendedor de pequena e média empresa, essa otimização significa ter mais tempo para passar com a família ou mesmo para se dedicar a estratégias que farão o negócio continuar crescendo.

Como um ERP para vendas pode ajudar a sua empresa?

Tomada de decisões mais rápidas

Algumas informações podem ajudar você a tomar decisões bem acertadas. Por exemplo, é muito útil analisar quais são os produtos mais vendidos e em que época do ano certo produto é mais procurado. Isso permite fazer uma projeção das vendas e definir estratégias para aumentar o faturamento.

Um dos recursos presentes no WM10 — o ERP da Web Managers — é a fantástica ferramenta de Business Intelligence. Trata-se de painéis indicadores de performance personalizados conforme a necessidade da empresa. Eles contêm as principais informações que ajudam na tomada de decisões.

Assim, é fácil descobrir quais são os produtos mais vendidos, qual área da empresa precisa de mais investimento e como os clientes se comportam. O resultado é uma alta performance, o que acaba contribuindo para o aumento das vendas.

Mais informações para vendedores

Um ERP para vendas fornece informações úteis não só para o gestor, mas também para o time de vendas. Afinal, durante a negociação, um vendedor deve ter acesso a diversas informações do produto, a fim de fazer uma boa argumentação e fechar a venda.

O WM10 é capaz de integrar as diversas áreas de sua empresa, tornando possível que os vendedores tenham acesso a informações atualizadas em tempo real.

Aumento da produtividade

Visto que um ERP simplifica a análise de informações, o tempo do empresário e dos funcionários passa a ser mais bem aproveitado. Isso acontece porque todas as informações necessárias estão organizadas de forma lógica e coerente.

É possível personalizar o WM10 para exibir painéis de indicadores com gráficos que permitem visualizar com facilidade a situação atual da empresa.

Controle e aumento das vendas

Como dizem, quando não se sabe para onde vai, não importa para onde sopra o vento. Por isso, um bom ERP deve permitir um acompanhamento das metas estabelecidas para cada vendedor. Visualizar os resultados ajuda a estabelecer estratégias para aumentar as vendas. Além disso, um bom controle das vendas realizadas ajuda no planejamento das próximas campanhas.

O WM10 exibe relatórios e gráficos que ajudam a visualizar de maneira simples como está o rendimento de cada vendedor. Além disso, ele também ajuda a fazer um bom controle de estoque, para que vendas não sejam perdidas por falta de produtos.

Gatilhos inteligentes

Uma das coisas que o cliente mais deseja é ficar bem informado com respeito às etapas de sua compra. Por isso, um bom ERP deve ser capaz de automatizar o relacionamento com os clientes.

O WM10 trabalha com um sistema de gatilhos inteligentes que automatiza o envio de e-mails para manter o cliente informado durante todo o processo de compra, o que contribui bastante para a sua satisfação.

Conforme você viu neste artigo, um ERP para vendas pode ajudar a fazer uma gestão ainda melhor de sua empresa. Com esse sistema, é possível tomar decisões rapidamente e de forma acertada, simplificar os processos e controlar e aumentar as vendas. Assim, sua empresa conseguirá produzir mais sem a necessidade de contratar novos funcionários. Quando a equipe se compromete com as funcionalidades do sistema, o resultado é o aumento no faturamento e o desenvolvimento do negócio.

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