Descubra agora porque você precisa de um ERP para loja virtual
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema dedicado à gestão de recursos da empresa, que permite a integração dos diversos setores organizacionais e a otimização de todo o fluxo de trabalho. Agora, quais os benefícios do ERP para loja virtual?
São muitos! Primeiramente, o ERP funciona como uma “espinha dorsal” e mantém todos os outros recursos e processos ligados a ele. Isso faz com que a loja virtual tenha sensibilidade para identificar “gargalos”, além de corrigi-los. Também permite que seus processos diários sejam mais fluidos e funcionais, o que gera vantagens a todas as partes interessadas.
Nos tópicos seguintes, esclarecemos as razões pelas quais você precisa de um ERP para loja virtual e como adotá-lo. Portanto, continue atentamente com a sua leitura!
Otimização dos processos diários
Toda loja virtual precisa que seus processos funcionem perfeitamente bem. O pedido do cliente deve ser processado e separado, depois preparado para entrega e enviado ao setor de logística. Se esse fluxo não é funcional, a loja virtual pode ser bastante prejudicada.
Felizmente, o ERP garante um melhor controle de todo o processo. Com ele, é possível controlar os pedidos e o status de pagamento de cada produto, além de monitorar os níveis de estoque e outros itens importantes. Assim, tudo pode funcionar com mais qualidade.
Reduz o número de erros e problemas diários
O sucesso de uma loja virtual depende de ações acertadas. Se há muitos erros e problemas ao longo do expediente, os custos operacionais tornam-se mais altos, os empregados ficam sem ânimo e os clientes, insatisfeitos. Portanto, é preciso mitigar o número de erros.
O ERP oferece um overview de tudo o que está acontecendo na empresa por meio do seu dashboard, bem como o diagnóstico dos processos por meio de indicadores. Assim, o gestor tem facilidade em identificar e eliminar falhas, bem como preveni-las no expediente.
Aumenta a fidelização dos clientes
Parafraseando Peter Drucker, a maior obrigação de uma empresa é fazer clientes. Isso quer dizer que, além de prospectá-los, a loja virtual deve ser capaz de mantê-los em sua base por longos anos. Ou seja, precisará investir em uma forte estratégia de fidelização.
Um item básico à fidelização é a experiência de compra. Se agradável, o cliente desejará fazer novos negócios com a empresa. Como o ERP aprimora os processos e reduz o número de erros, garante que os clientes tenham uma experiência superior e sejam fidelizados.
Otimiza a rentabilidade da loja virtual
Um negócio saudável deve ser capaz de promover retorno financeiro aos seus sócios e investidores. Entretanto, na medida em que uma loja virtual acumula erros e não consegue fidelizar seus clientes, sua rentabilidade é cada vez mais baixa.
O ERP pode mudar esse cenário por dois principais motivos:
- reduz os custos decorrentes de erros e falhas, tornando a loja mais “enxuta”;
- aumenta a receita com clientes felizes e dispostos a fazer novas compras. Logo, o empreendimento tende somente a ganhar.
Veja, agora você está por dentro do assunto e entende por qual razão você precisa de um ERP para loja virtual. Para escolher uma boa ferramenta, atente-se a três coisas:
- se suas funções realmente atendem as demandas da sua loja virtual;
- se seu fornecedor oferece um suporte apropriado, caso precise; e
- se há uma boa relação entre custo e benefício.
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