fbpx

ERP em São Paulo: por que investir em um programa de fluxo de caixa?

Investir em um programa de fluxo de caixa é fundamental para ter total controle do dinheiro que está se movimentando dentro e fora do seu negócio em um mês. Basicamente, essa movimentação é referente aos valores que estão vindo dos clientes e que estão saindo da sua organização na forma de pagamento de despesas.

A falta de dinheiro é uma das maiores razões da falência de pequenas empresas. É difícil lidar com esses problemas quando se está começando um negócio, uma vez que você tem muitas despesas e o dinheiro está saindo rápido.

Por isso, um programa de fluxo de caixa é importante nesses momentos. Para ajudá-lo, neste post, vamos abordar a importância desse sistema e os principais motivos para investir em um EPR. Continue acompanhando e confira!

O que é fluxo de caixa?

A gestão do fluxo de caixa refere-se ao processo pelo qual uma organização mantém controle sobre a entrada e saída de recursos. O objetivo fundamental do gerenciamento do fluxo de caixa é garantir que a entrada de dinheiro seja sempre maior do que a saída, para que o negócio mantenha sempre um excedente.

O objetivo é assegurar que os fundos excedentes sejam bem investidos ou mantidos com sabedoria para obter retornos melhores. Vale lembrar que o dinheiro é a alma de qualquer negócio. Desse modo, quando ele deixa de circular, todas as operações críticas podem ficar paralisadas.

No entanto, é essencial entender que isso não é sinônimo de lucro. Um negócio pode ter fluxos de caixa positivos e ainda ter déficit orçamentário, por exemplo. O gerenciamento deve ser pensado como uma ferramenta intermediária entre pagamento de despesas e recebimento de clientes.

O objetivo final do gerenciamento do fluxo de caixa é garantir que a empresa não tenha escassez financeira. Um bom negócio não deve atrasar os pagamentos dos fornecedores, bem como não deve ter devedores de longa data em seus arquivos. O surgimento dessas situações é um sinal para o gestor assumir o controle da movimentação.

Qual a importância do programa de fluxo de caixa?

Muitas empresas declaram falência devido à má gestão financeira. Essa afirmação por si só é suficiente para enfatizar a importância de investir em um programa de fluxo de caixa. No entanto, vamos avaliar como um bom sistema contribui para o sucesso operacional.

Ajuda na valorização do crédito

Fluxo de caixa positivo significa que o seu negócio desfruta de movimentações estáveis ​​e previsíveis. Os bancos preferem estender o crédito a essas organizações, já que o pagamento da próxima parcela é certo e confiável. Sem falar que a saúde do seu setor financeiro também contribui para a obtenção de benefícios gigantescos.

Possibilita mais investimentos

O ponto primordial da boa gestão financeira está na manutenção positiva ao longo do tempo. Dessa forma, em vez dos fundos excedentes ficarem ociosos, existe a possibilidade de investir para colher novos frutos. Esse é aquele caso clássico de fazer o dinheiro trabalhar para a sua empresa.

Impulsiona relações com fornecedores

Um programa de fluxo de caixa eficiente garante que os fundos da empresa estejam sempre à disposição do gerente. Ao administrar perfeitamente as contas a receber e a pagar, seu negócio estará sempre preparado para cumprir com os pagamentos de fornecedores.

Afinal, respeitar os prazos torna você bem-sucedido na construção de uma relação de confiança e possibilita melhores condições de crédito com um fornecedor satisfeito, não é mesmo?

Além disso, uma gestão eficiente do fluxo de caixa garante salários regulares. Isso aumenta a autoestima e melhora o desempenho dos funcionários. Consequentemente, eles ficam menos propensos a abandonar o sua empresa em busca de melhores oportunidades em outro lugar. Melhor controle sobre o movimento de caixa também ajuda a fiscalizar possíveis casos de pequenos furtos e desfalques de maneira eficaz.

Investir em um sistema ERP para o seu negócio pode contribuir para uma gestão financeira mais eficiente. Como qualquer empresário sabe, um fluxo de caixa efetivo é crucial para o sucesso do negócio. Ao implementar essa tecnologia, você pode tomar decisões inteligentes em todos os níveis do seu negócio: marketing, estoque, limites de crédito do cliente, descontos e condições de pagamento.

Você gostou de conhecer os benefícios de instalar um programa de fluxo de caixa em sua empresa? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.