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Como o Business Intelligence pode aumentar a eficácia do negócio?

Informações relevantes e no momento certo são fundamentais para a continuidade de qualquer empreendimento. Uma gestão efetiva exige dados consistentes e organizados. Rotinas de Business Intelligence (BI) são valiosas para as decisões estratégicas do seu negócio.

BI é a união de informações, tecnologias de processamento, estudos, análises e conhecimentos humanos para racionalizar as decisões estratégicas de uma empresa. Sistemas de BI armazenam dados para convertê-los em conhecimentos úteis para as demandas do seu negócio. É uma forma de otimizar o fluxo de informações dentro da sua empresa.

As ferramentas de BI conseguem emitir indicadores de performance que são muito valiosos para quem gerencia lojas físicas e virtuais. Essas informações, se bem empregadas, podem gerar insights que permitem calcular o ROI de cada atividade do seu negócio.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e entenda como o Business Intelligence pode aumentar a eficácia do seu negócio!

Controle de custos

Monitorar custos é saber exatamente quanto, quando e como gastamos com a realização de cada tarefa dos nossos processos. É sempre válido lembrar que só podemos gastar o dinheiro que temos. O custo de cada atividade do nosso negócio deve ser controlado e, se possível, otimizado. Isso é aumentar a nossa performance.

Os sistemas de BI nos permitem enxergar quais são os departamentos de nossa empresa que mais geram ônus financeiros e, desse modo, reduzi-los sempre que necessário.

Eficácia para o negócio/e-commerce

Processos eficazes são aqueles que atendem plenamente aos objetivos do negócio. Por meio das informações geradas pelo BI, é possível visualizar quais são as transações que mais se aproximam das metas da sua loja. Com isso, pode-se direcionar os esforços para aqueles processos de maior valor agregado e ganhar tempo para aprimorar cada vez mais os processos críticos.

Integração de sistemas

As ferramentas de Business Intelligence conseguem integrar aplicativos de análise de dados, relatórios gerenciais, processadores de transações online, apps para mobile e serviços na nuvem. Isso é uma tendência da transformação digital! A visualização dos dados do seu e-commerce por meio de painéis, tabelas sumarizadas, gráficos, métricas, mapas e indicadores de performance é resultado dessa integração de sistemas em uma ferramenta de BI.

Indicadores de performance personalizados

Cada negócio tem as suas particularidades e processos internos. Por meio das ferramentas de BI, é possível gerar indicadores de performance personalizados e de acordo com a realidade da sua loja. Personalizar esses indicadores é uma maneira inteligente de melhorar a sua gestão interna. O autoconhecimento do seu negócio pode evitar muitos problemas.

Alta disponibilidade

Os sistemas de BI permitem acessar os dados da sua loja virtual a qualquer hora. Bastam alguns cliques para que você consiga visualizar todos os indicadores relevantes para o seu negócio. A visualização desses dados é personalizada e de acordo com os padrões de comportamento de compra dos seus consumidores. Vale sempre reforçar que investir em tecnologia é uma forma de se manter competitivo no mercado.

Campanhas eficazes

Com grandes massas de dados específicos e personalizados, é possível criar campanhas de vendas direcionadas para os desejos dos seus clientes. Essa otimização das vendas pode garantir a sustentabilidade do seu negócio por muitos anos.

Gestão do conhecimento

Business Intelligence é uma tecnologia aliada aos processos internos e que viabiliza diversas análises de dados. O objetivo é apoiar os comerciantes com informações consistentes para as decisões críticas.

Informações consistentes geram conhecimento de negócio e, em consequência disso, melhoram a competitividade da sua empresa e a performance interna. Analisar o comportamento dos seus consumidores é vital para que você possa montar campanhas inteligentes e direcionadas. É uma forma de gerenciar conhecimento e reduzir custos.

Análise do comportamento dos clientes

Predizer tendências é fundamental para você analisar os comportamentos futuros dos seus clientes. Por meio dos sistemas BI, é viável visualizar padrões nos dados transacionais e, assim, agir de forma mais alinhada com as demandas dos seus consumidores.

Histórico de informações

Os relatórios gerados pelos sistemas de Business Intelligence armazenam o histórico das informações relevantes do seu comércio. É recomendável organizar esses documentos por datas, produtos e clientes. A análise dessas informações permite que os gestores descubram quais são as tendências para o seu negócio.

Trata-se de uma forma de antever possíveis demandas. Os painéis com históricos de preços podem revelar insights muitas vezes não perceptíveis em uma análise rápida. Produtividade e eficácia são palavras de ordem para a sua empresa se manter no mercado. São fundamentais para o futuro do seu negócio o estudo crítico dos dados estratégicos e a gestão da inteligência competitiva.

Comparativo com a concorrência

Não adianta, o comércio está cada vez mais competitivo e precisamos ficar de olho na concorrência. Por meio das ferramentas de BI, é possível enxergar quais transações da sua loja são mais onerosas e, assim, otimizá-las.

Melhorar essas transações é uma forma de reduzir custos e se destacar no mercado competitivo. Estamos na Era Digital e é preciso produzir com cada vez mais eficiência.

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