fbpx
auditoria interna

Auditoria interna através de um software de gestão

Durante suas operações, uma organização tem que lidar com uma série de desafios todos os dias. Por isso, devido ao grande aumento no fluxo de informações que as empresas vêm adquirindo, uma auditoria interna pode ser fundamental para garantir que o seu e-commerce funcione corretamente em todos os momentos.

Para ajudá-lo, neste artigo, abordaremos a importância da implementação de uma auditoria interna em sua empresa, seus benefícios e como um sistema de ERP facilita esse processo e garante uma boa operação. Continue acompanhando!

Qual a importância da auditoria interna?
A auditoria interna é planejada para amadurecer os negócios, fornecendo informações sobre cultura, políticas e procedimentos da empresa, com o objetivo de analisar a eficiência operacional, a redução de riscos e a conformidade da organização de acordo com leis ou regulamentações pertinentes. Além disso, esse sistema tem importância em razão de outras questões, como as dispostas a seguir.

Fornecimento de uma visão mais objetiva
A função da auditoria interna é agregar valor ao seu comércio. Contudo, é essencial contratar uma equipe especializada ou treinar seus próprios funcionários para que eles realizem a auditoria em departamentos diferentes. Dessa forma, a visão será independente e imparcial.

Melhora da eficiência das operações
Ao analisar objetivamente as políticas e os procedimentos da sua organização, provavelmente, você terá certeza de que está seguindo o caminho adequado para reduzir riscos. Com um monitoramento e a revisão contínua dos seus processos, é possível identificar referências para melhorar a eficiência e a eficácia do seu negócio.

Garantia do cumprimento de leis e regulamentos
Quando se realiza uma auditoria interna regularmente, é possível proporcionar mais tranquilidade na hora de enfrentar a próxima auditoria externa. Até porque ganhar a confiança do cliente e evitar transtornos desnecessários torna essa tarefa importante para a sua organização, não é verdade?

Como um ERP facilita o processo de auditoria interna?
O sistema ERP criou novas oportunidades e desafios para os auditores no que diz respeito ao gerenciamento de riscos internos e externos. Essa solução conduz a organização de maneira estratégica e apresenta mudanças no ambiente de auditoria interna, substituindo o grande número de bancos de dados de uma empresa por um poderoso sistema capaz de integrar, analisar e gerar relatórios mais detalhados sobre todos os setores da sua loja.

Considerando que um software pequeno ou menos integrado não pode fornecer os melhores resultados em termos de velocidade e precisão, a complexidade do ERP exige que os auditores tenham mais consciência dos riscos envolvidos. Nesse caso, é essencial fortalecer o sistema de controle interno da sua empresa. Para uma auditoria eficiente, é fundamental um treinamento adequado para que os profissionais entendam todo o sistema, seus processos de negócio e o ambiente de controle interno.

Como realizar uma auditoria interna precisa e eficaz?
Basicamente, a auditoria interna é uma atividade planejada para agregar valor e otimizar a rotina de trabalho na organização. Desse modo, é importante entender que, quando se tem a ferramenta adequada, a auditoria não é nenhum bicho de sete cabeças. Confira algumas formas de aplicá-la em seu e-commerce a seguir.

Auditoria de vendas
Na auditoria interna de vendas, alguns pontos são mais importantes na hora da avaliação. Por exemplo, entender o motivo de haver tantos itens excluídos das vendas, a quantidade de pedidos estornados ou os descontos fornecidos. Com essa série de informações, é possível obter toda a transparência das transações.

Auditoria de qualidade
Uma auditoria de qualidade se refere à inspeção de um produto final antes de entregá-lo ao fornecedor ou ao cliente. Qualquer empresa, incluindo pequenas organizações, deve realizar auditorias regulares de produtos, pois elas ajudam a melhorar a sua qualidade e a aumentar a sua lucratividade, além de satisfazerem e fidelizarem seus clientes.

Auditoria de nível de acesso
Saiba quais usuários têm acesso a determinadas partes do sistema. Isso evita que indivíduos atuem em áreas que não são da competência direcionada, ou, até mesmo, pode evitar que fraudes sejam realizadas.

Auditoria de processos realizados
Uma auditoria de processos realizados avalia a eficiência dos procedimentos de segurança e a eficácia dos processos utilizados e verifica se a aplicação dos recursos disponíveis é adequada de acordo com o que o sistema oferece.

Dessa forma, auxilia a administração na definição de planos e metas para os próximos meses, contribuindo para o aperfeiçoamento dos controles internos, indicando problemas e irregularidades que possam comprometer a segurança e o desempenho organizacional.

Auditoria de acesso ao sistema
Na auditoria interna de acessos, podem ser verificados quais usuários entraram no sistema, se foi a partir da própria empresa ou de outro local e os horários.

Como você pôde perceber, a auditoria tem um papel fundamental dentro da empresa, para garantir maior crescimento e credibilidade no mercado. Afinal, em razão do avanço tecnológico e da competitividade, é extremamente importante a colaboração da auditoria interna para otimizar os processos de trabalho e a segurança das informações na hora de tomar qualquer decisão.

Esses são apenas tópicos de metodologias a serem usadas, mas esperamos tê-lo ajudado com este artigo. Ficamos à disposição para todos que quiserem saber mais sobre esse assunto.

O que achou deste post? Quer entender melhor como aplicar um software de auditoria interna em sua organização? Então, entre em contato conosco e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto agora mesmo!

Solicite uma demonstração grátis do Sistema para loja WM10 e tenha um sistema de auditoria ao seu alcance!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.