fbpx

Ações promocionais no PDV: como realizar com um sistema ERP?

O sistema ERP é uma ferramenta que vem transformando a forma como as empresas trabalham, devido à possibilidade de automatizar processos e otimizar a gestão interna. Mas ele não se limita a essas funções, principalmente no setor de comércio, já que é indispensável na hora de realizar ações promocionais no PDV.

Para planejar melhores ações de promoção com a ajuda do ERP, é preciso saber interpretar e utilizar as informações armazenadas no sistema a favor do negócio. Veja, a seguir, como fazer isso!

Como o ERP pode ajudar a organizar ações promocionais?

O passo mais importante para ações promocionais no PDV com um ERP é acompanhar de perto os relatórios automáticos fornecidos pelo sistema. Isso porque eles trazem informações estratégicas que permitem identificar boas oportunidades de promoções a serem feitas. As principais são:

  • quais são os produtos mais buscados pelos clientes;
  • em qual época do ano os clientes compram mais determinado produto;
  • o valor médio que os clientes costumam gastar em suas compras;
  • as quantidades de um mesmo produto que são adquiridas por cliente.

Com base nesses dados, que podem ser visualizados de maneira mais clara nos relatórios, é possível fazer a promoção certa para atingir os objetivos do negócio. Como exemplos, podemos citar:

  • conceder descontos em determinados produtos que estão parados no estoque, para favorecer a sua saída;
  • oferecer descontos em um produto caso ele seja comprado com outro específico, ao perceber que os clientes costumam levar os dois juntos;
  • chamar a atenção de novos clientes por meio das promoções, com queda nos preços de produtos variados.

Por que usar o ERP para realizar ações promocionais no PDV?

Além de gerar informações estratégicas, conforme mencionamos, o ERP oferece outras vantagens. Confira!

Ajuda a conhecer os clientes e a atrair novos

Ações promocionais no PDV contribuem para aumentar o movimento na loja e atrair clientes que, muitas vezes, não conseguem perceber o seu negócio em meio à grande concorrência no setor. Porém, para ter bons resultados nesse sentido, é fundamental compreender o perfil do público-alvo das promoções.

É exatamente aí que o ERP pode ajudar mais, pois permite conhecer melhor os clientes que a empresa já tem e seus hábitos de consumo. Assim, fica mais fácil atrair novos clientes com interesses semelhantes e que têm grandes chances de enxergar valor nas promoções, o que as torna mais efetivas.

Favorece a movimentação de estoque

Quando bem planejadas com o auxílio do ERP, as ações promocionais no PDV ajudam a movimentar o estoque e a evitar que determinados produtos fiquem parados nele por muito tempo. Portanto, funciona para prevenir perdas que impactam negativamente a saúde financeira do negócio.

Além disso, um bom sistema ERP para lojas facilita o trabalho de gerenciamento de estoque. Dessa forma, é possível manter um controle sobre a quantidade de produtos que a loja tem, evitar compras desnecessárias e administrar melhor o custo das mercadorias.

Como você viu, um sistema ERP é muito útil para a tomada de decisões na empresa, o que permite fazer melhores ações promocionais no PDV. Então, ele acaba ajudando diretamente no objetivo de vender mais e, ao mesmo tempo, deixar os clientes mais satisfeitos.

Quer descobrir outras meios de aumentar a satisfação dos consumidores e melhorar o relacionamento com eles? Veja nossas 4 dicas essenciais para fidelizar clientes no comércio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.