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Quais são os 5 Vs do Big Data e por que conhecê-los? Saiba!

Com diversas informações sendo geradas a todo momento devido à integração dos ambientes físicos e virtuais, é necessário contar com as inovações tecnológicas para coletar e analisar os dados de forma eficiente. A partir daí, você passa a ter fontes ricas de insights e estratégias para a sua empresa, contribuindo para a fidelização de clientes, a redução de custos, entre outros benefícios.

Por isso, é importante conhecer os 5 Vs do Big Data e como podem ajudar nesse processo. Para começo de conversa, você sabe o que é Big Data? Trata-se de um conjunto de técnicas que têm a capacidade de analisar de maneira ampla um alto volume de dados, organizá-los e transformá-los para obter resultados significativos em tempo real que, em quantidades menores, dificilmente seria possível.

Quer saber mais sobre os elementos que compõem essa área do conhecimento? Confira!

Quais são os 5 Vs do Big Data?

O Big Data é dividido em 5 Vs: volume, velocidade, variedade, variabilidade e vínculo. Entenda melhor sobre cada um desses conceitos a seguir.

Volume

O volume se trata do ponto de partida para compreender o Big Data. Isso porque a enorme quantidade de dados gerados todos os dias viabiliza a análise das mais variadas informações, como cliques em avaliação de atendimento, sites, históricos de compras e outras.

Esse aspecto também é essencial quando falamos de armazenamento de dados, que vem se desenvolvendo cada vez mais com a expansão de servidores e as chances de arquivar informações na nuvem.

Velocidade

Em se tratando da aplicação estratégica do Big Data, podemos apontar que a velocidade é um aspecto bastante relevante, às vezes até mais que o próprio volume em certas situações.

Isso ocorre porque ela é a força que administra a vantagem competitiva, e pode ser mais útil ter uma quantidade um pouco menor de informações em tempo real do que um volume muito alto, que só poderá ser usado após um período considerável.

Sendo assim, a análise dessas inúmeras informações precisa ser feita com a mesma agilidade, para que sejam trabalhadas, atualizadas e expandidas com efetividade.

Variedade

Os dados são originários de várias fontes, como e-mails, redes sociais, IoT, aplicativos, bancos de dados públicos, cookies etc. Isso quer dizer que eles não seguem os mesmos parâmetros nem disponibilizam os mesmos tipos de informação. Logo, a tarefa de reunir e organizar dados se torna muito desafiadora.

E, da mesma forma que ocorre com o volume, a diversidade de fontes de dados só tende a se expandir com o avanço da tecnologia. No entanto, assim como a velocidade, já existem mecanismos capazes de tratar os dados de maneira heterogênea, além de processá-los e agrupá-los com rapidez e assertividade.

Variabilidade

Não é possível identificar a quantidade correta de dados que serão gerados em certo tempo. Afinal, o volume pode depender de muitos fatores, como datas sazonais, eventos específicos, ação dos clientes, entre outros. Portanto, é necessário prestar atenção a essa variação ao realizar a análise.

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Vínculo

Com uma quantidade tão elevada de dados, não é difícil perder o controle de tudo no momento em que realmente necessitar dessas informações. Uma das principais causas disso está ligada à dificuldade de conectar e transformar esses dados por meio de diferentes plataformas.

Dessa forma, é importante juntar e correlacionar os elementos, estabelecer hierarquias e ligações múltiplas para as informações, criando vínculos entre elas. O cruzamento de todos esses dados proporciona insights que podem ser aplicados de modo estratégico e contribuir para o alcance de melhores resultados.

Como usar o Big Data para fidelizar clientes?

Para ter acesso a um volume considerável de informações significativas, é preciso contar com um sistema que possibilite o registro de todos os contatos e diálogos com os clientes.

Uma boa alternativa nesse caso é o uso de chatbots, que podem integrar os dados das conversas, como histórico, preferências, métodos de pesquisas, compras realizadas e linguagem utilizada, aos softwares de gestão da loja.

Outra prática interessante é a diversificação dos canais de atendimento ao cliente, já que esse cuidado também é uma maneira de adquirir mais informações. Estas, quando unificadas e analisadas, podem oferecer bons feedbacks para aprimorar os produtos, os serviços e o atendimento ao cliente, proporcionando uma experiência de compra satisfatória.

Quando o assunto é a fidelização dos clientes, existem muitos dados que podem ser observados no Big Data. Por exemplo, frequência de compra, principais demandas dos consumidores, motivos de reclamação etc.

Ao aplicar essa medida, você consegue segmentar clientes e desenvolver ações mais personalizadas, lançando produtos, além de antecipar tendências, fazer campanhas direcionadas, entre outras estratégias.

Como aplicar os 5 Vs do Big Data na sua empresa?

Como foi dito, a conexão de todos os dados coletados pode trazer insights fundamentais para gerar valor ao negócio. Para as empresas, apresentam oportunidades que ainda não foram aproveitadas, bem como ajudam a identificar se um investimento vale ou não a pena e a entender como atrair quem realmente está buscando os produtos e serviços oferecidos.

Então, quando a análise dos dados é feita de forma inteligente, pode ser usada como base em todos os ramos do mercado para aumentar o faturamento, encurtar o ciclo de venda e ter outros ganhos que vão contribuir diretamente para o aumento da vantagem competitiva.

Isso ocorre porque os dados permitem que o negócio faça pesquisas mais precisas e detalhadas, que apontarão em quais regiões a empresa tem mais demandas, quais recursos podem ser implementados para agregar valor, entre outros aspectos que vão ajudar no aumento da qualidade do que é oferecido ao mercado.

Outro fator a ser observado é que as informações em tempo real diminuem o tempo gasto com os colaboradores, que não precisam ficar buscando os contatos mais adequados para vender mais. Afinal, o Big Data faz essa segmentação, permitindo que a equipe foque as tomadas de decisões estratégicas para fechar um número maior de negócios.

Como vimos, os 5 Vs do Big Data podem ser usados de forma bem interessante na análise estratégica dos dados gerados durante a rotina da empresa. Assim, possibilitam o desenvolvimento de estratégias valiosas para o alcance de melhores resultados para o negócio.

Quer saber como nossas soluções podem ajudar nesse processo? Então, entre em contato agora mesmo, converse com um consultor e esclareça suas principais dúvidas!

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