\u00c9 essencial que a empresa implemente estrat\u00e9gias eficientes para manter a sua sa\u00fade financeira em dia. Para isso, medir alguns indicadores, como o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) \u00e9 uma \u00f3tima ideia. Isso porque se trata de um c\u00e1lculo gerencial que aponta o valor que a organiza\u00e7\u00e3o gastou em estoque<\/a> referente aos itens que foram vendidos em um certo per\u00edodo.<\/p>\n Al\u00e9m disso, contribui para uma boa gest\u00e3o do estoque<\/a>, precifica\u00e7\u00e3o assertiva dos produtos e tomadas de decis\u00f5es mais corretas para o neg\u00f3cio. Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar de que o CMV \u00e9 composto, sua import\u00e2ncia, como realizar o seu c\u00e1lculo e demais informa\u00e7\u00f5es sobre o assunto. Acompanhe!<\/p>\n Para entender como encontrar o CMV dentro dos mais variados indicadores<\/a> da companhia, \u00e9 necess\u00e1rio ter em mente o que comp\u00f5e o Custo de Mercadoria Vendida, que s\u00e3o os seguintes elementos:<\/p>\n A f\u00f3rmula para calcular o CMV \u00e9: estoque inicial + compras do per\u00edodo \u2013 estoque final.<\/p>\n Por exemplo, vamos supor que uma empresa no dia 01 de maio tinha uma montante total de estoque em R$ 30.000,00. Em 01 de dezembro do mesmo ano, seu estoque era de R$ 40.000,00. De acordo com os relat\u00f3rios de estoque da organiza\u00e7\u00e3o, nesse tempo foi registrado um total de R$ 200.000,00 de compras de produtos de estoque. Nesse caso, o c\u00e1lculo fica da seguinte forma:<\/p>\n estoque inicial + compras \u2013 estoque final =<\/p>\n 30.000 + 200.000 \u2013 40.000 = 190.000<\/p>\n Ou seja, R$ 10.000,00 de compras realizadas no per\u00edodo n\u00e3o foram vendidas. Por este motivo, o estoque aumentou.<\/p>\n Al\u00e9m disso, o c\u00e1lculo o CMV pode ser feito por produto ou por faturamento. Veja como funciona!<\/p>\n \u00c9 poss\u00edvel calcular o custo do produto unit\u00e1rio. Nesse tipo de situa\u00e7\u00e3o, \u00e9 preciso encontra o estoque inicial de cada grupo, assim como quanto foi investido em compras nele e tamb\u00e9m o seu estoque final.<\/p>\n Por exemplo, no come\u00e7o do m\u00eas a empresa tinha R$ 500 (600) em estoque inicial de um item.<\/p>\n Em 30 dias, ela comprou R$ 1000 (1500) desse item, Ao final do per\u00edodo, fica com R$ 500 em estoque.<\/p>\n Ent\u00e3o. CMV = 500 + 1000 \u2013 500<\/p>\n CMV = 1000.<\/p>\n Com o CMV a R$ 1000,00 caso tenha vendido R$ 2.000 em produtos no m\u00eas, o lucro bruto obtido foi de R$ 1.000,00 com essa mercadoria<\/a>.<\/p>\n Tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel encontrar o CMV por meio de um percentual sobre faturamento. O c\u00e1lculo \u00e9 feito para identificar o percentual m\u00e9dio de custos sobre o total de notas fiscais emitidas. Ap\u00f3s, o resultado \u00e9 usado de forma uniforme em todos os itens vendidos. Uma maneira de fazer isso \u00e9 conhecer o custo fixo, dividir esse montante pelo faturamento e multiplicar por 100.<\/p>\n Por exemplo: se a empresa fatura em m\u00e9dia de R$ 20.000,00 em um certo m\u00eas e tem R$ 2.000,00 com custo m\u00e9dio (2.000\/20.000 x 100), vai ter 10% de custo percentual.<\/p>\n O c\u00e1lculo do Custo de Mercadoria Vendida ajuda a compreender os custos de uma empresa, sendo essencial para a precifica\u00e7\u00e3o dos produtos, al\u00e9m de apresentar uma poss\u00edvel margem ideal de lucro bruto, que \u00e9 a diferen\u00e7a entre o calor obtido e o custo para realizar o item, antes de deduzir impostos, folha de pagamento dos funcion\u00e1rios e demais.<\/p>\n Outra quest\u00e3o a ser ressaltada \u00e9 que tamb\u00e9m auxilia na compreens\u00e3o a respeito da situa\u00e7\u00e3o financeira de um neg\u00f3cio<\/a> no momento de fechar contratos e negociar condi\u00e7\u00f5es de pagamento.<\/p>\n Existem algumas pr\u00e1ticas que podem ser aplicadas para realizar o c\u00e1lculo correto e fazer uma boa gest\u00e3o de CMV.<\/p>\n Para calcular o CVM \u00e9 fundamental ter um bom registro do quanto vendeu em um determinado per\u00edodo, al\u00e9m do tempo que os itens ficam estocados.<\/p>\n \u00c9 importante elaborar um cadastro para cada item, al\u00e9m de atualizar de acordo com alguma altera\u00e7\u00e3o de status, com informa\u00e7\u00f5es como descri\u00e7\u00e3o, c\u00f3digo, data de aquisi\u00e7\u00e3o, venda e pre\u00e7o de venda.<\/p>\n Nesse caso, voc\u00ea pode aproveitar a tecnologia para adquirir um sistema<\/a> para verificar os itens diariamente, chegar e identificar poss\u00edveis erros.<\/p>\n \u00c9 preciso garantir que o produto desejado seja acess\u00edvel e facilmente encontrado no seu espa\u00e7o. Isso porque, de nada adianta ter todas as informa\u00e7\u00f5es sobre o item, se n\u00e3o consegue ach\u00e1-lo de forma r\u00e1pida quando necess\u00e1rio.<\/p>\n Dessa forma, a organiza\u00e7\u00e3o possibilita que voc\u00ea avalie com exatid\u00e3o o espa\u00e7o que precisa, otimize o tempo e evite desperd\u00edcios.<\/p>\n Para evitar erros, o ideal \u00e9 estabelecer rotinas claras. Por exemplo, toda vez que o item for vendido, \u00e9 necess\u00e1rio entrar no sistema para atualizar o seu status e o estoque dispon\u00edvel na empresa.<\/p>\n Quando um bom controle de estoque \u00e9 feito, \u00e9 poss\u00edvel conhecer os dados relativos \u00e0s vendas da empresa, como os produtos com maior e menor sa\u00edda, bem como a frequ\u00eancia que cada mercadoria tem que ser reposto. Para isso, basta analisar o hist\u00f3rico de venda.<\/p>\n Outra estrat\u00e9gia \u00e9 elaborar um calend\u00e1rio com as datas de aquisi\u00e7\u00e3o para cada produto. Dessa forma, sistemas espec\u00edficos para o controle de estoque podem at\u00e9 encaminhar alertas quando chegar o momento de realizar a reposi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Para que voc\u00ea n\u00e3o perca tempo calculando o CMV, o ideal \u00e9 contar com um sistema especializado e capaz de automatizar essa tarefa, gerando resultados prontos para a empresa. Com ele, tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel ter uma vis\u00e3o completa do neg\u00f3cio e relat\u00f3rios gerenciais detalhados a respeito dos custos, vendas, finan\u00e7as, estoque, entre outros.<\/p>\n Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe o que \u00e9 o Custo de Mercadoria Vendida e a sua import\u00e2ncia, contar com aux\u00edlio especializado e servi\u00e7os como os oferecidos pela WM10 pode ser uma \u00f3tima alternativa para alcan\u00e7ar melhores resultados.<\/p>\n Quer saber como nossas ferramentas podem ajudar nesse processo? Ent\u00e3o, entre em contato<\/a> com um especialista para esclarecer suas d\u00favidas!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" \u00c9 essencial que a empresa implemente estrat\u00e9gias eficientes para manter a sua sa\u00fade financeira em dia. Para isso, medir alguns … <\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":5807,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[6],"tags":[],"yoast_head":"\nComo \u00e9 composto o Custo de Mercadoria Vendida?<\/h2>\n
\n
Como calcular?<\/h2>\n
CMV por produto<\/h3>\n
CMV por faturamento<\/h3>\n
Por que \u00e9 t\u00e3o importante?<\/h2>\n
Quais s\u00e3o as boas pr\u00e1ticas para o CMV?<\/h2>\n
Fa\u00e7a o controle de estoque<\/h3>\n
Registre todos os produtos<\/h3>\n
Verifique os registro<\/h3>\n
Organize o espa\u00e7o f\u00edsico<\/h3>\n
Defina processos<\/h3>\n
Realize o mapeamento e a integra\u00e7\u00e3o das opera\u00e7\u00f5es<\/h3>\n
Programe as compras com os fornecedores<\/h3>\n
Como automatizar esse c\u00e1lculo?<\/h2>\n