Os canais de distribui\u00e7\u00e3o s\u00e3o fundamentais para quem atua no atacado ou varejo<\/a>, tendo em vista se tratar dos meios usados para assegurar que os produtos cheguem ao seu destino final \u00edntegros, na quantidade e dias acordados. Para que isso ocorra, \u00e9 importante entender como definir quais s\u00e3o os canais mais apropriados para a empresa e, assim, otimizar os processos log\u00edsticos, atender a demanda com efetividade e garantir a satisfa\u00e7\u00e3o dos clientes.<\/p>\n Quer entender quais s\u00e3o os tipos de canais de distribui\u00e7\u00e3o, como funcionam, import\u00e2ncia para as empresas e como escolher o ideal para o tipo de neg\u00f3cio? Ent\u00e3o, continue a sua leitura!<\/p>\n Existem tr\u00eas tipos de canais de distribui\u00e7\u00e3o para que o item chegue at\u00e9 o consumidor final, cada um com suas particularidades. Entenda melhor sobre eles.<\/p>\n No canal direto, a empresa \u00e9 totalmente respons\u00e1vel por entregar a mercadoria ao cliente<\/a>. Dessa forma, os produtos n\u00e3o passam por intermedi\u00e1rios antes de serem entregues ao destino final. Esse formato proporciona o controle total a respeito do canal de distribui\u00e7\u00e3o. No entanto, por se tratar de ter apenas um respons\u00e1vel por entregar os itens, pode ocorrer a impossibilidade de atender uma alta demanda de clientes.<\/p>\n Entre suas vantagens est\u00e1 a chance de ter um relacionamento direto com o cliente, maior controle sobre a cadeia de distribui\u00e7\u00e3o e redu\u00e7\u00e3o dos custos repassados ao consumidor.<\/p>\n Nesse tipo de canal, a entrega da mercadoria \u00e9 feita por meio de intermedi\u00e1rios, e n\u00e3o por quem realiza a venda. Esses intermedi\u00e1rios podem ser distribuidores, varejistas, entre outros. N\u00e3o h\u00e1 um total controle sobre o canal de distribui\u00e7\u00e3o por parte do vendedor. E o valor pode ser mais alto levando em conta o pagamento de comiss\u00f5es aos intermedi\u00e1rios.<\/p>\n Contudo, existem algumas vantagens, por exemplo, a possibilidade de atender uma carteira maior de clientes e o estoque<\/a> da empresa estar\u00e1 dispon\u00edvel em outras organiza\u00e7\u00f5es, o que gera efici\u00eancia na entrega etc.<\/p>\n O canal h\u00edbrido representa uma jun\u00e7\u00e3o entre os canais direto e indireto. Nele, o vendedor tem a ajuda de intermedi\u00e1rios, mas n\u00e3o deixa de ter o controle referente ao contato com os consumidores. Por exemplo, os e-commerces<\/a> que divulgam os produtos mas n\u00e3o entregam diretamente aos clientes, j\u00e1 que optam por ter distribuidores como parceiros.<\/p>\n Os canais de distribui\u00e7\u00e3o s\u00e3o constitu\u00eddos por quatro integrantes, cada um com seus pap\u00e9is bem estabelecidos:<\/p>\n A classifica\u00e7\u00e3o dos n\u00edveis de canais de distribui\u00e7\u00e3o \u00e9 dividida entre n\u00fameros de 0 a 3, e funciona da seguinte maneira:<\/p>\n O canal de distribui\u00e7\u00e3o \u00e9 importante para a estrat\u00e9gia da empresa pelo fato de elevar ou reduzir a satisfa\u00e7\u00e3o do cliente. Isso porque quanto mais r\u00e1pido a pessoa recebe seu produto, ou encontra-o perto de sua localiza\u00e7\u00e3o, mais satisfeito ele tende a ficar.<\/p>\n Outro ponto relevante \u00e9 que a escolha adequada do melhor meio pode ocasionar em diversos benef\u00edcios, como proporcionar um melhor atendimento ao p\u00fablico, efici\u00eancia nas entregas, redu\u00e7\u00e3o dos custos para o neg\u00f3cio e, consequentemente, melhorar o valor final do produto.<\/p>\n Existem algumas quest\u00f5es que precisam ser observadas antes de definir o canal de distribui\u00e7\u00e3o apropriado para o neg\u00f3cio. A seguir, vamos apresentar quais s\u00e3o.<\/p>\n Antes de tudo, se seu ramo de atua\u00e7\u00e3o \u00e9 um produto mais popular ou espec\u00edfico, isso pode determinar se vai vender em grandes quantidades, precisando do aux\u00edlio de intermedi\u00e1rios; ou poucas pe\u00e7as, o que pode permitir que voc\u00ea consiga realizar essa atividade sozinho.<\/p>\n Estude quem s\u00e3o seus clientes, h\u00e1bitos de consumo e prefer\u00eancias. Outros aspectos que devem ser considerados s\u00e3o: o poder aquisitivo e os padr\u00f5es de consumo.<\/p>\n \u00c9 sempre necess\u00e1rio levar em conta a situa\u00e7\u00e3o atual em que a empresa se encontra. Afinal, a capacidade financeira e produtiva s\u00e3o fatores que podem influenciar na escolha desses canais.<\/p>\n A empresa precisa estar presente onde o p\u00fablico-alvo est\u00e1. Por isso, veja quais locais os clientes frequentam, se existem poss\u00edveis intermedi\u00e1rios por perto, como dever\u00e1 ser a log\u00edstica<\/a> para atender a regi\u00e3o e demais localidades. As respostas dessas indaga\u00e7\u00f5es podem ser encontradas por meio de um estudo de geomarketing.<\/p>\n Veja o que os concorrentes est\u00e3o fazendo, estrat\u00e9gias usadas por eles, parcerias estabelecidas com canais de distribui\u00e7\u00e3o, entre outras informa\u00e7\u00f5es. Essa an\u00e1lise vai permitir entender o que est\u00e1 dando certo para eles e, assim, aplicar em seu pr\u00f3prio neg\u00f3cio.<\/p>\n Saber mais sobre o tipo de intermedi\u00e1rios com o qual poder\u00e1 criar parcerias, tamb\u00e9m \u00e9 um passo significativo para estabelecer os melhores canais de distribui\u00e7\u00e3o log\u00edstica.<\/p>\n Fazer um levantamento dos custos envolvidos em cada canal de distribui\u00e7\u00e3o vai permitir que identifique se vale a pena ou n\u00e3o investir em algum dos formatos existentes.<\/p>\n Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe o que s\u00e3o os canais de distribui\u00e7\u00e3o, tipos, import\u00e2ncia e como escolher o mais adequado de acordo com as caracter\u00edsticas do neg\u00f3cio, j\u00e1 est\u00e1 preparado para realizar uma an\u00e1lise efetiva, tomar a melhor decis\u00e3o e potencializar os resultados da sua empresa.<\/p>\n Este artigo esclareceu suas d\u00favidas? Ent\u00e3o, siga nossas p\u00e1ginas no Facebook<\/a> e no Instagram<\/a> e fique por dentro de informa\u00e7\u00f5es relevantes sobre outros assuntos.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Os canais de distribui\u00e7\u00e3o s\u00e3o fundamentais para quem atua no atacado ou varejo, tendo em vista se tratar dos meios … <\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":5749,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4],"tags":[],"yoast_head":"\nQuais s\u00e3o os tipos de canais de distribui\u00e7\u00e3o?<\/h2>\n
Canal direto<\/h3>\n
Canal indireto<\/h3>\n
Canal h\u00edbrido<\/h3>\n
Quem s\u00e3o os envolvidos nos canais de distribui\u00e7\u00e3o?<\/h2>\n
\n
Quais s\u00e3o os n\u00edveis dos canais de distribui\u00e7\u00e3o?<\/h2>\n
\n
Qual a import\u00e2ncia da ado\u00e7\u00e3o dos canais de distribui\u00e7\u00e3o para as empresas?<\/h2>\n
O que deve ser considerado para escolher o canal de distribui\u00e7\u00e3o mais adequado?<\/h2>\n
Tipo de produto<\/h3>\n
P\u00fablico-alvo<\/h3>\n
Situa\u00e7\u00e3o atual do neg\u00f3cio<\/h3>\n
Localiza\u00e7\u00e3o<\/h3>\n
An\u00e1lise da concorr\u00eancia<\/h3>\n
Intermedi\u00e1rios em potencial<\/h3>\n
Custo-benef\u00edcio<\/h3>\n