Um dos meios de pagamento<\/a> que as empresas oferecem para atender a uma fatia do p\u00fablico \u00e9 a compra a prazo. Por\u00e9m, essa pr\u00e1tica tamb\u00e9m traz alguns desafios. Um deles \u00e9 o maior risco de inadimpl\u00eancia, principalmente em per\u00edodos de crise<\/strong>, que geram o aumento do desemprego e outros fatores que influenciam diretamente a capacidade de as pessoas honrarem seus compromissos financeiros.<\/p>\n Sendo assim, reunimos neste conte\u00fado as principais formas de mensurar o risco de inadimpl\u00eancia de um cliente e como agir para evit\u00e1-la. Confira!<\/p>\n A seguir, veja dicas que ajudar\u00e3o voc\u00ea nesse processo.<\/p>\n \u00c9 fundamental fazer uma an\u00e1lise dos riscos que envolvem a negocia\u00e7\u00e3o<\/strong> com cada um dos clientes. Nesse caso, \u00e9 preciso averiguar as caracter\u00edsticas de cada contrato, o volume de produtos vendidos, o prazo de pagamento, bem como as condi\u00e7\u00f5es que o indiv\u00edduo tem para arcar com a d\u00edvida.<\/p>\n Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio entender que a inadimpl\u00eancia est\u00e1 ligada n\u00e3o apenas \u00e0 falta de pagamento. Pode ter a ver tamb\u00e9m com hist\u00f3rico financeiro, reputa\u00e7\u00e3o, entre outros fatores. Com essa pr\u00e1tica, \u00e9 poss\u00edvel negociar com mais seguran\u00e7a e identificar antecipadamente as causas de uma eventual falta de pagamento.<\/p>\n O hist\u00f3rico do cliente \u00e9 uma excelente ferramenta para apresentar os motivos que levaram \u00e0 inadimpl\u00eancia<\/strong>. Para isso, \u00e9 preciso come\u00e7ar por uma pesquisa no mercado, com o intuito de colher o m\u00e1ximo de informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0s atividades e \u00e0 situa\u00e7\u00e3o financeira do cliente.<\/p>\n Existem v\u00e1rias alternativas, como consultar banco de dados da Receita Federal, verificar nos \u00f3rg\u00e3os p\u00fablicos, acessar o CNPJ (se houver), entre outros registros de institui\u00e7\u00f5es financeiras e empresas.<\/p>\n A equipe respons\u00e1vel pela an\u00e1lise de riscos precisa estar preparada n\u00e3o apenas para fazer a avalia\u00e7\u00e3o de cr\u00e9dito, mas para projetar intercorr\u00eancias e compatibilizar as finan\u00e7as da empresa com as negocia\u00e7\u00f5es que pretende fazer.<\/p>\n Por exemplo, se o cliente compra um valor muito alto ou se solicita um prazo muito extenso para pagamento, os colaboradores devem ser capazes de realizar a leitura dos riscos inerentes a essa transa\u00e7\u00e3o<\/strong>.<\/p>\n Algumas pr\u00e1ticas podem contribuir bastante para a redu\u00e7\u00e3o do risco de inadimpl\u00eancia na sua empresa. Veja as principais!<\/p>\n \u00c9 essencial fazer uma administra\u00e7\u00e3o di\u00e1ria dos atrasos. Nesse caso, \u00e9 recomendado que os funcion\u00e1rios registrem todos os dados do cliente devedor<\/strong>, como o montante da d\u00edvida e o per\u00edodo de atraso. Isso pode ser feito por meio de ferramentas tecnol\u00f3gicas, como um software espec\u00edfico capaz de automatizar os processos<\/a> e reduzir falhas.<\/p>\n A pol\u00edtica de cobran\u00e7a \u00e9 um plano que direciona todas as a\u00e7\u00f5es<\/strong> a serem tomadas se o cliente deixar de pagar sua d\u00edvida. Por exemplo, entrar em contato para entender o motivo do atraso, definir um lembrete que sinalize o vencimento do d\u00e9bito etc. Al\u00e9m disso, pode contar com medidas mais r\u00edgidas, como ajuizar as a\u00e7\u00f5es judiciais cab\u00edveis.<\/p>\nComo analisar o risco de inadimpl\u00eancia de um cliente?<\/h2>\n
Analise os riscos das negocia\u00e7\u00f5es<\/h3>\n
Verifique o hist\u00f3rico do cliente<\/h3>\n
Capacite a equipe<\/h3>\n
Como diminuir o risco de inadimpl\u00eancia na empresa?<\/h2>\n
Gerencie os atrasos<\/h3>\n
Elabore uma pol\u00edtica de cobran\u00e7a<\/h3>\n
Disponha-se a negociar<\/h3>\n