H\u00e1 n\u00e3o muitos anos, o consumo tinha uma rela\u00e7\u00e3o direta com locais f\u00edsicos. Era necess\u00e1rio ir \u00e0s lojas para escolher e comprar um produto. Hoje, temos tecnologia e varejo caminhando juntos, transformando as l\u00f3gicas do mercado e ampliando as possibilidades de neg\u00f3cios para empreendedores.<\/strong><\/p>\n No entanto, o comportamento dos consumidores tamb\u00e9m mudou, sendo influenciado pelas novas tecnologias e ferramentas. Neste texto, voc\u00ea vai ter uma vis\u00e3o panor\u00e2mica desse cen\u00e1rio, entendendo quais s\u00e3o os impactos da tecnologia no varejo e nas pr\u00e1ticas do p\u00fablico. Continue a leitura e confira!<\/p>\n Quando pensamos em tecnologia e varejo, \u00e9 autom\u00e1tico que os e-commerces e marketplaces venham \u00e0 nossa mente, n\u00e3o \u00e9 mesmo? O com\u00e9rcio online \u00e9 um setor em total ascens\u00e3o. Apenas em 2019, houve um aumento de 18%<\/a> na receita, em rela\u00e7\u00e3o ao ano anterior.<\/p>\n No entanto, n\u00e3o s\u00e3o apenas os e-commerces que mostram a import\u00e2ncia da tecnologia para o varejo. A automa\u00e7\u00e3o dos processos <\/strong>\u00e9 um dos pontos de mais impacto nesse mercado, tornando poss\u00edvel uma otimiza\u00e7\u00e3o sem precedentes nas tarefas.<\/p>\n Com a agilidade e a intelig\u00eancia das ferramentas tecnol\u00f3gicas, lojistas conseguem gerenciar melhor os neg\u00f3cios, inclusive integrando a <\/strong>gest\u00e3o de lojas f\u00edsicas e virtuais<\/strong><\/a> <\/strong>para atender melhor e produzir melhores resultados.<\/p>\n O comportamento do consumidor tamb\u00e9m sofreu interfer\u00eancias da uni\u00e3o entre tecnologia e varejo. Quer entender como? Veja alguns aspectos que separamos.<\/p>\n Uma das grandes mudan\u00e7as no comportamento do p\u00fablico \u00e9 a exig\u00eancia, afinal, agora, a aten\u00e7\u00e3o dos consumidores se divide entre lojas f\u00edsicas e virtuais.<\/p>\n Com a tecnologia e mais canais de compra, eles buscam marcas que consigam unir alguns fatores, como custo-benef\u00edcio, agilidade no servi\u00e7o prestado e atendimento de qualidade.<\/p>\n Por conta das diversas plataformas de comunica\u00e7\u00e3o e informa\u00e7\u00e3o, os consumidores tamb\u00e9m vivem em uma rotina completamente conectada. As novas gera\u00e7\u00f5es, como os millennials e a gera\u00e7\u00e3o Z, j\u00e1 s\u00e3o uma parte consider\u00e1vel do p\u00fablico e s\u00e3o totalmente engajados no ambiente online.<\/p>\n Com isso, \u00e9 indispens\u00e1vel que as marcas consigam acompanhar esse padr\u00e3o, se colocando de forma acess\u00edvel nos diversos canais de comunica\u00e7\u00e3o<\/strong> dispon\u00edveis e integrando o universo virtual \u00e0s lojas f\u00edsicas. A comunica\u00e7\u00e3o omnichannel<\/a> \u00e9 essencial no quadro atual.<\/p>\n Por fim, a tecnologia no varejo deixou os consumidores mais desejosos de experi\u00eancias diferenciadas.<\/strong> Como falamos, agora, eles t\u00eam mais op\u00e7\u00f5es de compra, por isso, \u00e9 necess\u00e1rio que as empresas ofere\u00e7am \u201calgo a mais\u201d.<\/p>\n O p\u00fablico quer participar ativamente do processo de consumo e criar um relacionamento com as marcas. Cabe aos neg\u00f3cios atender esse desejo e proporcionar experi\u00eancias satisfat\u00f3rias.<\/p>\n Podemos dizer que \u00e9 imposs\u00edvel, no cen\u00e1rio atual, separar tecnologia e varejo<\/strong>. Estamos vivendo o varejo 4.0<\/a> e a transforma\u00e7\u00e3o digital \u00e9 o que norteia todos os processos. Esperamos que voc\u00ea tenha percebido que esse momento \u00e9 de oportunidade para o lojista e de criar novas estrat\u00e9gias para alcan\u00e7ar o p\u00fablico.<\/p>\n Para acompanhar mais tend\u00eancias do varejo, assine nossa newsletter <\/strong>e receba nossos textos em seu e-mail!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" H\u00e1 n\u00e3o muitos anos, o consumo tinha uma rela\u00e7\u00e3o direta com locais f\u00edsicos. Era necess\u00e1rio ir \u00e0s lojas para escolher … <\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":5556,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[6],"tags":[],"yoast_head":"\nQual \u00e9 a rela\u00e7\u00e3o entre tecnologia e varejo?<\/h2>\n
O que mudou no comportamento do consumidor?<\/h2>\n
Eles s\u00e3o mais exigentes nas compras<\/h3>\n
Eles est\u00e3o mais conectados<\/h3>\n
Eles buscam experi\u00eancias diferenciadas<\/h3>\n