fbpx
promoção relâmpago

Promoção relâmpago: Como realizar?

Todo lojista que se preza gosta de realizar promoção relâmpago, até porque os clientes saem em busca disso. Mas como realizar algo diferente da concorrência?

Hoje em dia todas as lojas fazem promoção, brigam no preço, anunciam seu produto e continuam vendendo a mesma coisa, e no meio disso tudo, o método mais usado é a promoção relâmpago. Os lojistas gastam dinheiro e tempo mas não atingem o objetivo que é vender mais, e pior, ninguém se propõe a fazer algo diferente.

Vai um alerta! Toda promoção precisa ser planejada. Não pode ser feita apenas com base no saldo de estoque ou nos períodos de vendas mais baixas. Planejar a promoção relâmpago exige uma análise do comportamento do cliente; é preciso observar alguns relatórios sobre movimentação de produtos; etc. Veja algumas dicas:

  • identifique os produtos que tem melhor rentabilidade;
  • os com saldo de estoque em excesso;
  • quais os mais vendidos;
  • e produtos que podem formar a “venda casada” (tênis/meia).

Analisando estas informações é hora de planejar sua promoção relâmpago:

  1. Faça o levantamento das vendas durante três períodos do mês, de 10 em 10 dias, e escolha o período que gostaria de aumentar as vendas. Então já temos a data de início e a data final para a promoção.
  2. Elabore duas promoções. A primeira para ser aplicada durante o período completo. Esta lista pode ser formada por produtos com saldo de estoque em excesso e os produtos que podem formar a venda casada. Se houver espaço na loja, organize ilhas de exposição identificando-as com cartazes ou etiquetas que vão sinalizar a promoção, ou organize os produtos de forma que fiquem próximos e possam influenciar a venda por impulso. Aplique o desconto maior nos produtos com saldo de estoque em excesso e o desconto menor nos produtos que podem formar a venda casada. A primeira fase está pronta.
  3. Passe para a próxima fase agora. Para ser utilizado no final de semana dentro do período escolhido, elabore a lista de produtos para promoção relâmpago. Para esta segunda lista, escolha entre os produtos com maior rentabilidade e os produtos mais vendidos. Aplique descontos iguais mas em menor proporção para mudar o preço de verdade, o cliente percebe isso. Diferente da promoção anterior, espalhe estes produtos pela loja, identifique sua localização com balões ou banners que possam atrair a atenção do cliente, desta forma o cliente vai caminhar por toda a área de venda e a chance de comprar itens com preço normal é maior.
  4. Depois de todo este trabalho, comunique seus clientes utilizando o e-marketing associado a propagandas mais comuns em sua região.

O Sistema WM10 pode oferecer todas estas opções de relatório e e-marketing, possui também a promoção programada para não correr o risco de esquecer de alterar os preços.

Gostou? Solicite uma demonstração grátis do Sistema para loja WM10, o sistema que aumenta seu faturamento com estratégias de negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.