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Saiba como criar uma política de privacidade para loja virtual

Como forma de garantir a segurança aos tratamentos dos dados coletados dos usuários das empresas, foi criada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que, além dessa proteção, também determina sanções para quem descumprir o estipulado pela norma. Sendo assim, é preciso saber como elaborar a política de privacidade da loja virtual.

Isso porque essa política se trata do conjunto de regras e de informações sobre a utilização dos dados dos clientes cadastrados no estabelecimento, o que vai gerar transparência no relacionamento entre empresas e consumidores, fortalecendo a reputação da marca.

Quer saber como criar a política de privacidade da loja virtual? Então, veja as dicas que preparamos para você!

Esteja atento à legislação

Antes de tudo, é importante respeitar as leis que versam sobre as atividades exercidas pelo negócio. Ou seja, se certa prática não for permitida, você deve evitar que ela seja praticada em seu e-commerce. Tenha em mente a importância de seguir todas as diretrizes dos órgãos responsáveis por administrar o seu segmento de atuação.

Diga quando os dados serão coletados

Diga para o cliente quais são os dados coletados pela loja virtual e também como são reunidos e armazenados. Isso vai evitar que ele fique receoso ao fornecer informações, por exemplo, aquelas solicitadas para pagamento, além de conquistar a sua confiança.

Informe o que será feito com os dados

É essencial que você deixe claro o que será realizado com os dados fornecidos pelos clientes, seja por meio de cadastro, seja por meio de newsletter, seja por meio de formulários e outros recursos que solicitam informações pessoais. Também alerte sobre eventuais contatos para oferecer campanhas especiais, promoções, conteúdos informativos e demais ações.

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É importante salientar a respeito da política de cookies, que se trata dos dados de navegação dos usuários que ficam arquivados nos dispositivos usados por ele e aos quais a organização pode ter acesso. Assim, os consumidores ficam cientes de que as páginas acessadas, o tempo de visita e os demais registros de atividades serão acompanhados com objetivos analíticos.

Disponibilize informações de contato

Nas situações em que algum usuário tiver dúvidas a respeito da política de privacidade da loja virtual, é importante que ele consiga esclarecê-las da forma mais simples possível. Por esse motivo, é preciso fornecer o máximo de informações para contato e facilitar essa comunicação.

Analise minuciosamente seus parceiros de trabalho

Um e-commerce envolve muitos processos e, em muitos casos, será preciso contar com fornecedores, parceiros e sistemas. Sendo assim, o ideal é priorizar aqueles que estão enquadrados nas exigências da LGPD, que têm as ferramentas adequadas para executar os procedimentos e que são capazes de prestar um suporte apropriado.

Conte com as ferramentas adequadas

Outro recurso necessário para criar uma boa política de privacidade é contar com ferramentas que podem colaborar para que esse processo ocorra de forma mais eficaz.

Por exemplo, existem mecanismos que já trazem modelos prontos de políticas de privacidade, devidamente adequados às normas, requerendo somente que sejam informados alguns dados relativos à empresa. Além disso, é importante observar se apresentam os padrões de segurança necessários para promover uma movimentação segura. 

Conseguiu entender como elaborar a política de privacidade da loja virtual de acordo com a LGPD? Caso opte por contar com a ajuda de uma ferramenta, você pode considerar os softwares em nuvem, que vão gerar uma maior segurança dos dados.

Que tal, agora, saber quais são os principais impactos da LGPD? Então, aproveite a sua visita ao blog para ler o post: “Entenda como a LGPD pode afetar os e-commerces em 2020”!

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