fbpx

Gestão produtiva: 4 dicas para você colocar em prática na sua empresa!

Ter uma gestão produtiva é fundamental para o desenvolvimento do negócio, tendo em vista a capacidade de controlar de forma eficaz todas as áreas da empresa, tornando os colaboradores mais produtivos e motivados a alcançarem os melhores resultados. Isso porque se trata de um conjunto de estratégias que os gestores da organização executam para que o time se sinta mais engajado e comprometido com as atividades a serem desenvolvidas, gerando vantagens para todos.

No entanto, você sabe como aplicar a gestão produtiva na empresa? Veja as dicas que preparamos para você. Boa leitura!

1. Elabore um sistema de trabalho eficiente

Um ponto que afeta diretamente a produtividade da equipe é a deficiência nos sistemas de trabalho que, muitas vezes, são mal estruturados e desorganizados, fazendo com que os colaboradores percam muito tempo com sobrecargas de trabalho, falta de entendimento sobre as tarefas que envolvem as suas funções, entre outros.

Por esse motivo, é necessário desenvolver um sistema com delegações das atividades de cada um. Assim, eles saberão onde começam e onde terminam as suas obrigações e a produção ficará mais alinhada com os objetivos e as metas do negócio.

2. Realize um planejamento das atividades

Um bom gerenciamento abrange o planejamento e o controle dos processos administrativos e produtivos. Para isso, é possível apostar em simples práticas que fazem parte da rotina do negócio, como uma boa definição e uma boa atribuição das atividades que serão responsabilidades de cada funcionário e a criação de um cronograma de cumprimento de cada projeto da organização.

Nesse caso, você pode contar com o auxílio de ferramentas capazes de gerir o tempo que cada membro do time gasta para cumprir as suas tarefas, identificar erros que podem afetar a produtividade e demais aspectos relevantes para esse monitoramento.

3. Incentive a comunicação interna

É preciso criar uma cultura em que os colaboradores da empresa se sintam à vontade e seguros para expressar suas ideias e opiniões. Além disso, é importante que os gestores saibam dar e receber feedbacks como forma de aprimorar os serviços e, também, estar preparados para lidar com problemas e situações inesperadas.

Ter essa comunicação aberta vai fazer com que os processos se tornem mais ágeis. Isso porque vai ocorrer uma melhora na integração entre os diferentes setores da organização, fazendo com que as atividades sejam realizadas em tempo otimizado, com qualidade e com os erros minimizados.

Para isso, é possível contar com vários meios para propor esse diálogo mais aberto e eficiente, como e-mails, o site corporativo, aplicativos de mensagens, reuniões, entre outros sistemas que possibilitam essa comunicação. Também é interessante que o desenvolvimento das tarefas seja acompanhado em um único local, proporcionando uma colaboração mais ativa de todos.

4. Faça uso do software ERP da WM10

Outra questão relevante é fazer um estudo para identificar quais são as atividades desnecessárias que podem deixar de ser executadas, bem como aquelas que podem ser automatizadas para que se concretizem com maior agilidade. Isso vai simplificar a rotina empresarial.

Ao implementar um sistema eficiente, diversos benefícios podem ser vistos. Exemplos são a rapidez, a otimização do tempo, o aumento da eficiência dos processos, a redução de custos, a melhora na qualidade, uma maior motivação do time e demais aspectos relevantes para que o negócio se torne mais competitivo.

O WM10 é um software que pode colaborar bastante para a gestão produtiva, tendo em vista suas diversas funcionalidades, como: informação em tempo real com os relatórios gerenciais inteligentes, armazenamento em nuvem, painéis indicadores de performance, entre outras vantagens que vão ajudar na elaboração de estratégias acertadas para que a organização, independentemente do seu porte, alcance os melhores resultados.

Agora que você já sabe o que é a gestão produtiva e como aplicá-la no negócio, não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática. Dessa forma, será possível alcançar uma melhoria permanente nas atividades desenvolvidas na empresa.

Quer conhecer melhor o sistema ERP da WM10, as suas funções, os benefícios e de que forma ele pode ajudar no crescimento do seu negócio? Então, entre em contato com a gente para esclarecer suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.