fbpx
erp

Como um ERP ajuda no controle de pedidos? Saiba aqui!

Algumas tarefas relacionadas com o fechamento de vendas costumam trazer dores de cabeça a muitos empreendedores. Talvez o sistema indique certa quantidade de algum item que não está no estoque físico. Além disso, pode ser que você encontre dificuldades para apurar o faturamento e o lucro líquido do seu negócio. Por isso, que tal otimizar seu controle de pedidos?

ERP significa Enterprise Resource Planning e se refere a sistema de gestão empresarial. É a ferramenta ideal para simplificar diversas tarefas relacionadas com estoque, vendas, marketing, financeiro, atendimento ao cliente e assim por diante. Então, para entender como um ERP ajuda no controle de pedidos, continue a leitura!

Como um ERP ajuda no controle de pedidos?

O controle de pedidos é apenas uma das atividades que podem ser otimizadas com a ajuda de um ERP. Veja como ele auxilia nessa questão.

Baixa no estoque

Ao realizar uma venda, seja no e-commerce ou em uma loja física, é necessário automatizar a baixa no estoque. Se essa atividade for condicionada a algum processo manual, há muitas chances de ocorrerem erros, além da impossibilidade de o gestor obter informações atualizadas.

Um ERP cuida do controle do estoque, de forma que você tenha condições de analisar históricos de vendas, consultar o estoque atualizado de qualquer item, solicitar a quantidade ideal de cada produto ao fornecedor e assim por diante.

Repasse ao setor financeiro

Assim que uma venda é feita, o setor financeiro precisa ser informado disso. Afinal, o dono de um negócio deve se manter sempre por dentro do desempenho das vendas e manter o equilíbrio entre receita e despesa. Um ERP possibilita o acesso a esse tipo de informação de forma simples e organizada, por meio de gráficos e planilhas.

Geração do documento fiscal

Automatizar essa rotina evita diversos erros, como o recolhimento incorreto de tributos. Esse assunto requer um cuidado especial, já que a legislação brasileira, quando se trata de tributação, é muito complexa.

Um bom ERP conta com diversos parâmetros que garantem o pagamento correto de impostos, levando em conta as diferentes operações do dia a dia, como venda, troca, devolução etc.

Quais são os benefícios de um ERP no controle de pedidos?

Os benefícios de um ERP vão muito além da simplificação das atividades. Conheça algumas vantagens desse sistema.

Aumento da receita

Em vista do bom controle do estoque, um ERP pode ajudar você a impedir que faltem determinados produtos, o que levaria a perder vendas. Além disso, é possível otimizar o recolhimento de impostos, de forma que sua empresa não pague tributos desnecessariamente.

Diminuição da burocracia

A burocracia está muito relacionada com processos manuais. Já que um ERP realiza diversas atividades de forma automatizada, você e sua equipe não precisam se preocupar com tarefas burocráticas, o que contribui para a redução de erros e para o melhor aproveitamento da mão de obra.

Maior sucesso com o cliente

Um ERP agiliza várias etapas do atendimento, como a negociação entre cliente e vendedor e a emissão de nota fiscal de forma ágil e sem erros. No caso do e-commerce, em vista da simplificação no preparo para o envio, é possível fazer a remessa até mesmo em um prazo menor.

Tudo isso transmite uma boa impressão ao cliente, que certamente retornará em breve para negociar novamente com a sua empresa.

Conforme você pode ver, é possível simplificar o controle de pedidos e, ao mesmo tempo, tornar esse processo mais eficiente. O segredo é buscar um ERP desenvolvido por uma empresa especializada em varejo e que seja capaz de oferecer as melhores soluções para o seu negócio. Dessa forma, você passará a contar com processos otimizados.

Que tal levar essa tecnologia para dentro da sua empresa, a fim de aprimorar não só o controle de pedidos, como muitas outras rotinas relacionadas com a gestão do seu negócio? Entre em contato agora mesmo com a Web Managers e solicite um diagnóstico gratuito!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Os comentários estão fechados.