Crie metas de acordo com estudos dos anos anteriores
Vender, vender, vender e vender! Mas para poder chegar a este objetivo é preciso haver planejamento. A primeira coisa a fazer é verificar o faturamento dos três últimos meses do ano anterior, crie metas, se esta informação puder ser quebrada por categoria é possível analisar de forma mais detalhada se não puder analise o valor total determinando o crescimento desejado e o mínimo aceitável.
Parece complicado, mas não é, vamos simular uma situação abaixo:
MES | ANO 2014 | % CRESCIMENTO | ANO 2015 |
OUTUBRO | R$ 180.000,00 | 8% | R$ 194.400,00 |
NOVEMBRO | R$ 175.000,00 | 5% | R$ 183.750,00 |
DEZEMBRO | R$ 200.000,00 | 15% | R$ 230.000,00 |
TOTAL | R$ 555.000,00 | R$ 608.150,00 |
Esta é uma simulação simples com base no faturamento total, onde comparando o faturamento do período percebe-se um aumento de pouco mais de 9% na média. Por que analisamos os últimos três meses?
Para ter maior probabilidade de acerto, trabalhando o período de 90 dias pode-se desfrutar de mais ações promocionais para atrair clientes, por exemplo, em outubro tem o dia das crianças que ajuda a alavancar as vendas, no mês de novembro a maioria dos trabalhadores recebe a primeira parcela do 13º salario e dezembro tem o natal com forte apelo comercial.
Quando não temos as informações de venda por categoria recomenda-se utilizar metas semanais, dividindo o objetivo mensal conforme o potencial de vendas da semana, desta forma apuram-se os valores com maior frequência e é possível propor correções para atingir a meta.
Lembrando que metas são alcançadas com o trabalho conjunto de uma equipe motivada para isso, pois não adianta definir números com base nas estatísticas definidas pelos maiores economistas se não houver uma equipe determinada a alcança-la.
No varejo brasileiro, agressivo como é, a força de trabalho precisa estar comprometida com os resultados da empresa, é preciso convencer a todos que momentos difíceis são superados com o esforço contínuo de todos.
Ser realista é preciso e fundamental para resistência de uma empresa, ser criativo é o diferencial para o crescimento da empresa. Não tenha medo de tentar, mas saiba as consequências se der errado e se vai suporta-las, porque o resultado quando der certo será sempre o melhor.
Aguarde a próxima postagem que tem como tema “Antecipe a contagem de estoque”.